Ontem foi um dia histórico na trajetória de sucesso do Blender, o fruto do trabalho da equipe de artistas e programadores envolvidos na produção do projeto Peach, entitulado Big Buck Bunny finalmente fez a sua estréia. Como de costume, vários usuários e artistas envolvidos com o Blender na Europa, foram a Premiere na Holanda. Infelizmente não pude comparecer a Holanda para a Premiere da animação, um pequeno problema impedia a minha presença lá, sim o oceano Atlântico. Se não fosse por esse problema, estaria lá com toda a certeza.

O Bart, editor chefe do BlenderNation e que mora na Holanda, visitou a premiere e gravou um ótimo vídeo com a apresentação feita ao público antes da exibição da animação. Antes que alguém pergunte, no vídeo ele não gravou a animação, apenas a palestra. Ok, para não dizer que ele não gravou a palestra, ele propositalmente pega alguns trechos da animação, mas não o frame inteiro apenas para nos deixar com vontade de assistir mais.

Big Buck Bunny Premiere from BartV on Vimeo.

Primeiro o Ton Roosendal, responsável e presidente da fundação que cuida dos interesses do Blender, faz uma breve apresentação sobre a produção, assim como explica para a platéia o que é o Blender 3D, assim como o conceito de softwares de código aberto.

Depois que o Ton faz a apresentação, temos uma pequena palestra sobre o que é Creative Commons, licença de Copyright flexível que é usada no projeto, para permitir que qualquer pessoa possa copiar e alterar o conteúdo.

O próximo item do vídeo é uma breve apresentação da animação. O Bart capturou algumas partes da animação, os créditos finais estão lá. Muito provavelmente meu nome estava lá nos créditos, junto com a lista das pessoas que compraram o DVD para financiar o projeto. Essa é uma das partes mais interessantes do projeto, saber que você foi responsável pela realização da animação e contribuiu para o desenvolvimento do Blender 2.46.

Agora é contar os dias para que o pessoal termine de fazer a autoria do DVD, com o conteúdo da animação e aguardar para estudar e dissecar os arquivos com tutoriais e manuais que acompanham o DVD.

Se você quiser ficar ligado na animação, para fazer o download quando os arquivos estiverem disponíveis ao púbico, visite o endereço do Big Buck Bunny, ou fique ligado aqui no Blog, assim que eu souber a data de envio do DVD ou o lançamento dos arquivos, farei o aviso por aqui.