Uma das coisas que faz com artistas iniciantes fugirem de concursos de idéias é a possibilidade de ver o seu trabalho, ainda em fases iniciais ser confrontado com artistas mais experientes, e evitar um possível vexame. Isso é perfeitamente normal, mas sempre tento incentivar a participação dos meus alunos em concursos de idéias, até porque o aprendizado que eles proporcionam é muito rico! Colocar a criatividade para funcionar e vencer um prazo apertado, para no final ganhar um prêmio? Quer contextualização melhor com a prática profissional de quem trabalha com 3d ou animação?

Se você nunca participou de nenhum concurso do Blender, por achar que as suas habilidades ainda não estão desenvolvidas, um concurso muito legal está em andamento no fórum do Blenderartists.org. Lá um usuário chamado mexicoxican lançou um desafio, para ver o que era possível criar apenas com cubos. Isso mesmo, uma criação completa apenas com cubos.

Mas, antes de visitar o link do concurso para divulgar a sua criação, lá também existem algumas regras para padronizar a apresentação dos trabalhos:

  • Cada artista pode usar apenas cubos, ou formas que lembrem um cubo
  • No máximo você deve usar dez cubos ou objetos em forma de cubo
  • O plano que define o piso não tem restrições
  • Os cubos podem ser girados livremente, mas em momento algum eles devem fazer intersecções (um dentro do outro)
  • Para os materiais é necessário que você deixe apenas os materiais cinza. Não é necessário fazer nada, esse é o padrão do Blender 3D
  • A iluminação deve ser genérica, mas quem quiser usar Ambient Occlusion, YafRay ou Indigo está liberado

A idéia é muito legal, no fórum já existem várias imagens interessantes sendo publicadas. O maior destaque é a técnica? Não! Aqui o que mais chama a atenção é a criatividade, mesmo sendo um objeto simples como um cubo, os artistas conseguem criar cenas e modelos muito interessantes.

Existe algum prêmio? Não, nesse caso é apenas um desafio para colocar em prática a criatividade. Considere esse um treinamento para concursos mais elaborados, como o segundo concurso anual do YafRay, ou até mesmo os da CGSociety.