Continuando com uma série de artigos, sobre as novidades do Blender 2.46, hoje falo sobre um script desenvolvido para o Big Buck Bunny e que foi responsável por boa parte da vegetação que é apresentada na animação. Ainda não assisti ao vídeo, apesar de já existirem algumas versões no Vimeo e Youtube, prefiro esperar pelo meu DVD ou então o lançamento na internet para ter a melhor experiência possível.

O script em questão se chama Tree from Curves e foi desenvolvido pelo Barton Campbell, também conhecido na comunidade como Ideasman42. Ele atualizou a Wiki do Blender, adicionando um pequeno tutorial, mostrando como fazer uma árvore usando o Script. O tutorial pode ser acessado aqui nesse link.

Para facilitar ainda mais o entendimento do Script, ele disponibilizou um vídeo (39 MB) que mostra a criação de uma árvore em 3d, de maneira bem básica. O link para o download do vídeo pode ser encontrado na mesma página do tutorial.

Uma coisa interessante em relação a esse script, que eu ainda não tinha usado totalmente é o fato da topologia principal da árvore ser criada pelo artista. Por um lado, deixa mais livre a criação e por outro será uma decepção para as pessoas que gostam dos botões, que fazem tudo.

Mas então, para que serve o Script? Qual a utilidade de todas aquelas opções?

O script ajuda no detalhamento, que é a parte mais complexa mesmo na modelagem de uma árvore ou de vegetação em 3d. As formas necessárias para criar caules e galhos, são até fáceis de fazer com extrudes e as curvas do Blender, mas quando o assunto é fazer ramificações e folhas em 3d, a coisa começa a ficar mais trabalhosa.

A maneira como o Script aborda a criação das ramificações é especialmente interessante! Para criar esses objetos, você precisa elaborar uma forma que contenha o volume total das ramificações. O script então usa essa forma como um limite para os extrudes das ramificações. No vídeo, o Campbell usa esferas para criar as ramificações de uma árvore virtual. No final do vídeo, ele ainda mostra como adicionar texturas nos modelos 3d.

Aproveite esse recurso para aprender mais esse fantástico recurso do Blender 2.46, esse script é bem complexo e o vídeo ajuda bastante.