Sim! Minhas suspeitas, assim como a de vários outros usuários de Blender, com quem tenho conversado nos últimos dias se confirmaram ontem, quando no relatório da reunião semanal dos desenvolvedores do Blender, eles anunciaram uma versão de correção de Bugs, o Blender 3D 2.47. Mas calma, antes que você já deixe de usar a recém lançada versão 2.46, a data de lançamento dessa versão é estimada para o período da Siggraph 2008, que vai acontecer em Agosto desse ano. Acho que eles ainda devem fazer o lançamento antes dessa data, mas é sempre bom ter cautela.

Isso pode mudar o seu fluxo de trabalho? Não! Como é apenas uma versão que corrige os bugs do Blender 2.46, a interface e o funcionamento das ferramentas deve permanecer inalterado. Apenas uma nova ferramenta deve ser adicionada no Blender 2.47, que é o suporte melhorado para sons, que é solicitado por artistas há muito tempo!

Blender

Espero que ao menos, dessa vez eles deixem a splash screen do Big Buck Bunny.

No mesmo relatório, eles mostram o andamento dos projetos envolvendo o Google Summer of code 2008 todos eles estão com ótimo andamento, mostrando progressos e alguns até com versões de teste. Eu até já escrevi um artigo sobre o ShrinkWrap e o Lightcuts.

Ainda acho que existe a chance de sair um Blender 2.48 até o final do ano, pois até lá esses projetos envolvendo o SoC 2008 devem ter sido concluídos, assim como o projeto Apricot. Com o encerramento dos depois projetos, uma quantidade razoável de recursos será adicionada ao Blender 3D.

E o Blender 3D 2.50? O relatório também fala do andamento do 2.50, que pelo visto ainda está para começar a ser trabalhado. Acredito que não veremos o Blender 2.50, com todas as mudanças propostas, principalmente na interface, antes de 2009. As mudanças e possíveis problemas envolvendo alterações tão significativas envolvendo o código, provavelmente devem atrasar um pouco mais o ciclo de desenvolvimento.

Infelizmente, muitos projetos dependem de ferramentas que devem estar disponíveis com o Blender 2.50, com o a integração com o novo YafRay (YafaRay). Portanto, tenha paciência que muita coisa ainda pode acontecer até o final do ano, para a comunidade de artistas que usa o Blender 3D.