Mesmo estando parado há muito tempo, a equipe responsável pelo desenvolvimento do YafaRay acaba de lançar uma atualização na documentação desse promissor renderizador. Para quem não conhece o histórico do YafRay, ele é o renderizador externo que melhor trabalha com o Blender 3D, mas desde 2006 ele não recebe nenhuma atualização significativa. Eu mesmo sou usuário antigo do YafRay e muitas das minhas cenas, ainda estão renderizadas e configuradas com ele. Mas, ele parou no tempo e precisava de uma reestruturação que está acontecendo, a nova geração do YafRay se chama YafaRay.

Ele está em desenvolvimento desde 2006, até hoje sequer entrou em Release Candidate, mas promete facilitar muito a vida dos usuários do Blender, principalmente as pessoas que precisam criar cenas foto realisticas.

Pois, a documentação e tutoriais do renderizador foram atualizados para o release 196, que não é o último, mas é bem mais atual que o da antiga documentação.

Essa nova documentação usa tanto o YafaRay com o Blender 3d para explicar o funcionamento da ferramenta. Veja alguns dos tópicos abordados na documentação:

  • Instruções sobre a instalação e dicas gerais: Nessa primeira parte a documentação explica como instalar e configurar o YafaRay para funcionar com o Blender 3D.
  • Configuração de objetos, luzes e câmeras: Aqui uma parte importantíssima do tutorial, como configurar objetos, luzes e câmeras para funcionar no YafaRay. Por exemplo, aqui você aprender sobre objetos que podem emitir energia luminosa e como configurar o Depth of Field de uma câmera.
  • Opções de materiais e texturas: Quem tem dificuldade em configurar materiais, deve gostar dessa parte, pois o texto já dá dicas sobre como configurar a aparência de vários tipos de superfícies.
  • Configurando o Render: No final da documentação uma breve explicação sobre os diferentes tipos de render e da configuração da iluminação. Essa é a parte que gera mais dúvida no novo YafRay, com os seus diferentes tipos de métodos (Path Tracing, Photon Mapping, Direct Lighting e Ambient Occlusion)
  • Glossário (incompleto)

Para melhorar ainda mais, o material pode ser copiado no formato PDF. Para fazer o download, visite esse endereço.

Apesar de não falar sobre a última versão do YafaRay (release 201), que apresenta novos recursos como volumetria, a documentação ajuda muito!