Mais um DVD da série sobre o “Open Movies” da fundação/instituto Blender foi anunciado. O Autor dessa vez é um dos artistas mais famosos da comunidade internacional do Blender, ele se chama Andy Goralczyk. O DVD funciona como uma continuação ao Mancandy FAQ, que tinha com o objetivo a animação de personagens usando o Mancandy. O título do treinamento é Creature Factory e pela descrição do DVD, disponível no e-shop da fundação Blender, esse título é até mais importante que o Mancandy FAQ, pois aborda a criação de uma animação, desde os conceitos e storyboards até o render final. São mais de 40 horas de tutorial, com esse tempo podemos realmente chamar isso de um curso!

Porque esse DVD tem potencial para ser melhor que o Mancandy? Simples, no primeiro DVD o Bassam ensina apenas animação, que é ótimo, mas a configuração do Mancandy já está toda pronta. Não entenda isso como uma comparação direta, pois os DVDs têm objetivos completamente diferentes.

Veja esse vídeo, que mostra a animação final que você será capaz de produzir, assistindo ao DVD:

Impressionante não é? Acho que agora você entendeu o motivo da comparação com o Mancandy! A animação é muito mais complexa e cheia de efeitos. Claro que tudo é feito no Blender, até a pós-produção com todos aqueles efeitos de luzes e distorções de câmera, com o sistema de nós.

Na loja da fundação Blender o DVD custa 37,40 dólares. Mesmo com um pequeno problema de envio para o meu endereço, eu já reservei o DVD! Digo que reservei, pois ele ainda não foi lançado. A data para o lançamento é 8 de Julho.

Aparentemente o pessoal dos correios tem alguma dificuldade em enviar pacotes da Holanda para Recife, o meu DVD do Mancandy demorou um século para chegar e ainda estou esperando chegar o DVD do Big Buck Bunny. Mas não me preocupo, pois sei que chega e assim como aconteceu com o Mancandy, o conteúdo é licenciado em Creative Commons e deve estar disponível na Web.

Mesmo estando disponível na Web, compro o DVD com a certeza de estar fazendo um investimento para que outros treinamentos como esse sejam produzidos pelo instituto Blender.