Qual é a melhor ferramenta de escultura digital? Acho até complicado dizer que uma ferramenta é melhor que outra, fico longe desse tipo de análise. Mas, em relação à escultura digital, existem algumas ferramentas que se destacam, pelo fato de ter mais mercado e material vasto de divulgação. Esse é o caso do ZBrush, que é praticamente uma unanimidade entre os artistas que trabalham ou querem fazer escultura digital. Os modelos 3d mais complexos, que vemos em animações para jogos ou filmes são todos produzidos com escultura, seja por meio de scanners a laser que transferem modelos em argila para o computador ou escultura no próprio computador.

O Blender 3D ganhou há pouco tempo atrás uma ferramenta que permite criar esculturas, de maneira muito semelhante ao que o ZBrush e o MudBox da Autodesk fazem. Claro que a quantidade de opções e ferramentas não é e mesma, mas nas mãos de um artista habilidoso, esse tipo de ferramenta no Blender pode criar modelos muito bem detalhados! Veja o exemplo dessa modelagem, que foi realizada em apenas uma hora pelo artista:

Blender sculpt tool – sculpting a man head from gombabacsi on Vimeo.

Perceba na modelagem que pouco ou quase nada de modelagem por subdivisão é usada. Apenas um cubo inicial que é deformado para atingir a forma básica de uma cabeça, que serve como referência para a escultura. Depois que essa forma está pronta, o artista começa a usar apenas as ferramentas de escultura do Blender.

Esse é um trabalho puramente artístico, difícil de ensinar, e que muitas pessoas até conseguem alcançar com o uso de repetições constantes. Por isso que é difícil encontrar muitos tutoriais ou documentação sobre esse tipo de modelagem. Na subdivisão é possível fazer uma modelagem técnica, com loops e arestas definidas e que facilitam o trabalho de modeladores experientes e os iniciantes.

Quer tentar fazer um modelo como esse? Se você tem o Blender 3D instalado é só criar um cubo e entrar no modo Sculpt e sair deformando o objeto. Encare como uma brincadeira, caso você já tenha feito algum tipo de escultura com argila antes, o método será muito familiar. Com o tempo você vai adquirindo experiência e criando esculturas mais complexas. O autor do vídeo exibido nesse artigo se chama Endi.