Nesse último final de semana, fui assistir ao Wall-E da Pixar e fiquei mais uma vez impressionado e boquiaberto com a qualidade dos cenários e da animação. Para quem gosta de animação, recomendo assistir a animação no cinema. Qual a relação entre o Wall-E e o Blender 3D? Ontem eu acabei descobrindo um tutorial sobre a criação de rochas e sujeira no Blender 3D, e isso me lembrou os cenários do Wall-E. Quem assistir a animação vai perceber que os cenários ambientados na Terra do futuro, são repletos de rochas e sujeira.
Criar esse tipo de superfície e textura é muito mais complicado em 3D. Por natureza, as superfícies e ambientes criados em 3d são limpos e sem detalhes, precisamos vencer a clareza das superfícies criadas por computador para simular esse tipo de ambiente.
O tutorial que encontrei sobre isso, usando o Blender, aborda a modelagem da pilha de rochas e a posterior configuração das texturas.
Para fazer o download do tutorial, assim como o arquivo blend, visite esse endereço.
Tudo é baseado em uma ferramenta do Blender 3D chamada de DupliVerts, que permite criar cópias de um objeto com base nos vértices de uma malha. O autor do tutorial cria um plano com deformações, para servir como base para a pilha de rochas. Depois ele cria o modelo individual da rocha, que é duplicado sobre o plano. A ferramenta DupliVerts cuida das cópias e distribuição dos modelos de rocha sobre o plano.
O resultado é uma superfície acidentada e que tem aspecto rústico. No final do tutorial o autor configura texturas e iluminação para a cena, conferindo o aspecto final da cena, como ilustra a imagem que acompanha esse artigo.
Esse é um ótimo exercício de modelagem, diferente daqueles que sempre abordam a criação de personagens e ambientes para visualização arquitetônica. Além do exercício, você estará colocando em prática um dos aspectos que atribuem realismo a uma cena, que é a sujeira. Quando um ambiente virtual é apresentado com características de sujeira e intervenção humana, ele passa uma ótima impressão de realismo.