Já faz algum tempo que o Blender 3D ganhou uma opção para esculpir geometria, possibilitando a artistas com alguma habilidade em escultura digital a criação de modelos 3d com métodos diferentes dos usados tradicionalmente, como a subdivisão. Mas, o Blender 3d não é a única ferramenta que dispõe de um módulo capaz de gerar esse tipo de modelagem com base em esculturas. O Maya também tem essa opção, e encontrei um vídeo que mostra bem o processo de escultura usando o Maya.

Para ajudar no aprendizado de quem está estudando Maya, resolvi mostrar o local em que a ferramenta está localizada também, no Maya PLE que tenho instalado no meu computador.

Veja o vídeo com a demonstração da ferramenta:

O tutorial mostra a existência de uma ferramenta no Maya chamada Sculpt Geometry Tool, ela está localizada naquela barra de ferramenta superior, que se chama Shelf no Maya.

Depois que você cria um objeto como um plano, no exemplo mostrado no tutorial, você pode acionar a ferramenta de escultura e começar a modificar a superfície. Um aspecto interessante em relação ao funcionamento do pincel de escultura, ele pode se adaptar as normais das superfícies e deformar os vértices de maneira alinhada.

Veja o menu do Sculpt Geometry Tool no Maya.

Para quem já utilizou alguma ferramenta de escultura no Blender ou até mesmo no ZBrush, as ferramentas disponíveis no menu são bem intuitivas. O processo se baseia em um pincel, que tem propriedades como espessura e operações.

As operações são definidas no sub-menu Sculpt Parameters. Os ícones mostram e exemplificam o resultado de cada uma das operações.

Bem, se você é usuário do Maya e nunca tinha tentado usar essa ferramenta, fica a dica para tentar criar modelos 3d de outra maneira. Se você não tem o Maya, lembre que existe uma opção chamada Maya Personal Learning Edition para aqueles que não têm uma licença da ferramenta, mas querem estudar o seu funcionamento de maneira gratuita.

Estou estudando bastante o Maya nos últimos dias, pois existe a possibilidade de ministrar um curso sobre ele agora no segundo semestre, mas nada está acertado ainda. Mesmo assim já estou montando material para as aulas e montando exercícios.

Esse é um ótimo motivo para estudar!