Com a aproximação da Siggraph 2008, as empresas envolvidas com a área gráfica começam a fazer promoções para divulgar os seus produtos e atrair artistas para seus stands. Uma dessas empresas é a Sybex, o braço da editora Wiley que publica regularmente livros sobre computação gráfica 3D e animação. Eles são a editora dos livros do Tony Mullen, que inclusive acabou de lançar um livro sobre simulações físicas com o Blender 3D. A Sybex está com uma página virtual na Amazon, para promover o lançamento do último título do Tony Mullen, assim como alguns outros títulos relacionados com 3ds Max e dicas de dramaturgia para animadores.

Você pode estar se perguntando, por que motivo você poderia querer visitar essa página? Apesar de ser claramente uma página, o pessoal da Sybex quer estimular a leitura de alguns dos seus títulos, como forma de at promocional rair mais leitores. Para estimular a compra dos livros, eles estão disponibilizando capítulos gratuitos para download, no formato PDF. Você não leu errado, por tempo limitado, será possível fazer o download de um capítulo na íntegra de um livro sobre Blender e outro sobre Maya.

DSCN1450

Para quem não lembra, o último título da Sybex sobre Blender é o Bounce, Tumble and Splash!, que é totalmente direcionado para a simulação física no Blender 3D, como o uso de Fluidos, Partículas e outros.

Esse livro está na minha lista de aquisições para esse mês! Todas as análises que li sobre ele são positivas e depois que fiz o download do capítulo 4 do livro, que fala sobre a simulação de cabelos com o novo sistema de partículas do Blender, fiquei ainda mais curioso para conferir o resto do material. Quem me dera ter uma cópia desse material ao atualizar o Blender 3D – Guia do Usuário, muita coisa que está no livro, tive que descobrir sozinho.

Caso você tenha ficado curioso, visite esse endereço para acessar a página da Sybex.

Muito provavelmente o material ficará disponível até o fim da SIGGRAPH 2008, portanto vá fazer o download rápido antes que os arquivos sejam retirados.

Antes de partir para o download, uma dica importante; o material é destinado à usuários avançados do Blender 3D. Sim, não ache que o livro fala sobre aspectos básicos da configuração das partículas, mas sim das configurações avançadas, necessárias para ilustrar e compor personagens com topologia complexa. Junto com o capítulo 04, também é possível conferir o sumário completo do livro.

O livro do Tony Mullen não é o único, outro título que conta com um capítulo gratuito para download é a introdução ao Maya 2008, do Dariush Derakhshani. Já tenho uma cópia desse livro, por isso não me interessei muito pelo download do capítulo disponível (Capítulo 01), mas para quem estiver querendo conferir uma parte do livro, ou mesmo aprendendo a usar o Maya, essa é uma oportunidade de conhecer parte do livro, e de quebra aprender um pouco mais sobre o Maya 2008. Acredite em mim, quando digo que o livro é muito bom!

Para finalizar, você também pode fazer o download do capítulo 06 do título 3ds MAX at a Glance, do George Maestri.