Ao que parece, os projetos do Google Summer of Code, devem adicionar funcionalidades extras ao Blender, além das que já estavam previstas em cada um dos respectivos projetos. O autor do modificador Shrink Wrap está trabalhando em um modificador Simple Deform para o Blender, e agora o responsável pelo projeto que adiciona o algoritmo do Lightcuts no Blender, trabalha com a simulação de iluminação indireta no Blender! Esse é um recurso aguardado por artistas há muito tempo no Blender 3D, que parece se concretizar agora. O mais interessante desse processo é acompanhar como o UncleZeiv, está trabalhando no desenvolvimento do recurso, que nada mais é que o uso de múltiplas luzes próximas as superfícies do modelo 3d, para distribuir melhor a iluminação.

Caso você não lembre, o algoritmo do Lightcuts permite ao software manipular e renderizar cenas com algumas centenas ou milhares de pontos de luz, com rapidez e eficiência.

Com isso, o processo de desenvolvimento de algum artifício para fica muito mais fácil. O autor do projeto está usando como base para o desenvolvimento da iluminação indireta uma técnica chamada de Instant Radiosity, que usa exatamente vários pontos de luz, posicionados próximos as superfícies que recebem iluminação direta. Isso dá aquele efeito de sombras de contato, muito famoso no uso de Iluminação Global.

Claro que tudo ainda está em fase de testes, mas no blog do projeto, o UncleZiev mostra algumas renderizações de teste, usando uma versão preliminar do Instant Radiosity no Blender! Nas imagens é possível perceber que existem alguns artefatos nas sombras, mas esse já é possível ter uma boa idéia de como ficará o uso dessa técnica no Blender 3D.

O prazo para o projeto SoC 2008 está chegando ao fim, pena que o Blender 2.47 não conseguirá agregar essas ferramentas recém criadas. Com tanta coisa boa pronta e devidamente testada, pode ter certeza que teremos uma versão 2.48 do Blender até o final do ano, antes do já lendário 2.50. Quer um exemplo? Além do SoC, temos as ferramentas desenvolvidas para o Apricot, Grease Pencil e outros.

Outro projeto muito aguardado está chegando na sua fase final! Parece que a integração do Blender 3d com o Freestyle está chegando nas fases finais também! O desenvolvedor envolvido no projeto, comenta as fases finais nesse artigo do seu Blog. Assim que uma versão de testes estiver disponível, faço os devidos testes e monto um pequeno tutorial mostrando o necessário para usar a ferramenta.