Alguns objetos apresentam altos níveis de complexidade e conhecimentos técnicos apurados, para que possam ser modelados de maneira realista em 3d. Isso se aplica a alguns objetos apenas, mas para outros a impressão de dificuldade na modelagem é apenas remanescente da aparente complexidade do objeto real. Ficou difícil de entender? Podemos colocar essa observação da seguinte forma, alguns objetos apenas parecem difíceis de modelar, muito porque os equivalentes reais são complexos de explicar. Por exemplo, esteiras de tratores e tanques são objetos de extrema complexidade e cheios de pequenos detalhes, que aparentemente são difíceis de modelar em 3d.

Nas minhas aulas de modelagem básica, sempre uso como exercícios os modelos de um tanque e um trator, extremamente simples, mas que apresentam esteiras. Não preciso dizer que a parte da modelagem da esteira gerava pavor nos alunos, principalmente os que estavam acostumados apenas com modelagem por subdivisão, em que tudo se resolve com extrudes e cortes na malha.

Para que você veja o quão fácil é modelar um objeto como esse, encontrei um tutorial no Youtube que mostra o processo de modelagem de uma esteira bem simples.

Repare no vídeo que muito pouco se usa do processo de modelagem por subdivisão, a técnica necessária para criar esse objeto é na verdade a combinação de várias ferramentas, para poder chegar à forma desejada. Isso pode ser até mais difícil em algumas situações que a modelagem orgânica por subdivisão, pois exige o conhecimento do funcionamento de uma gama maior de ferramentas. Por isso, quando trabalho no ensino de modelagem 3d é sempre importante deixar claro que se especializar em um determinado tipo de modelagem é a melhor opção.

No tutorial o autor usa várias ferramentas do Blender 3d para conseguir a forma da esteira. Para criar a forma básica da esteira, ele cria e deforma uma curva que depois é usada como base para a modelagem do contorno geral da esteira.

Assim que a forma básica da esteira está pronta, ele cria um objeto simples, que será distribuído sobre a superfície da forma básica. A distribuição acontece com o uso de uma ferramenta extremamente poderosa do Blender chamada DupliFaces. Depois é só ajustar o posicionamento dos objetos na esteira. Claro que seria necessário muito mais trabalho para criar uma esteira detalhada.

Mesmo com uma introdução simples como essa, o tutorial já esclarece algumas das dúvidas dos modeladores que precisam aprender a distribuir objetos por superfícies curvas.

Agora você já sabe!