Como estou sempre falando sobre ferramentas 3d aqui no blog, encontrei esse artigo com uma lista de 25 softwares gratuitos, relacionados de alguma maneira com aplicações 3d, visualização ou modelagem. O conteúdo completo da lista pode ser encontrado nesse link, que faz referencias a várias ferramentas gratuitas, independente se a licença de distribuição é GPL ou não. Claro que o primeiro ligar da lista não poderia deixar de estar ocupado pelo Blender 3D, que é o primeiro da lista. Junto com ele existem outros destaques, como o SketchUp e o Truespace que agora é distribuído de maneira gratuita pela Microsoft, em uma tentativa clara de fazer repetir a operação que o Google fez com o SketchUp.

Blender 3d

Bem, mas ainda sobre a lista, antes que você saia fazendo o download da lista completa do web site, recomendo uma pesquisa sobre cada um dos softwares. Antes de qualquer coisa, o Blender 3D consegue suprir praticamente todas as necessidades de modelagem de várias ferramentas da lista, tirando claro as específicas para CAD ou visualização de projetos arquitetônicos. O TopMod é um exemplo disso, em que a sua aplicação é bem específica e vale o download.

Já outras ferramentas da lista se mostram mais interessantes.

Por exemplo, se você quiser estudar a interface e conhecer o funcionamento do Softimage XSI, a lista mostra a disponibilidade do Softimage XSI Mod tool, que é totalmente gratuita e tem como objetivo criar material para personalizar jogos. Essa é uma ótima maneira de estudar e conhecer o funcionamento do Softimage, com uma ferramenta totalmente gratuita.

Uma aplicação que ficou de fora da lista, mas que eu mesmo recomendo muito para meus alunos é o Wings 3D. Apesar de ficar um pouco esquecido nos tutoriais e artigos, ainda faço alguns ajustes em modelos 3d que tenho no Wings. A especialidade do Wings é a modelagem por subdivisão, que pode inclusive fazer uso de opções avançadas como N-Gons para a modelagem.

Se você for usuário do Blender 3d, pode ficar tranqüilo que ele ainda é a suíte de animação e modelagem 3d mais completa nesse segmento de software gratuitos.