Hoje o foco principal é o Blender 3D, com várias noticias e acontecimentos importantes que marcaram a última semana. O assunto mais discutido em todas as comunidades de usuários é o lançamento do Yo Frankie!, que marca um enorme salto de qualidade na Game Engine do Blender 3D. Para mostrar a todas as pessoas interessadas em aprender o funcionamento da Game Engine, a Fundação Blender resolveu atualizar o Blender Game Kit, que funcionava como um livro sobre a Game Engine, ensinando o funcionamento da mesma.

Como o material estava escrito para o Blender 2.2.5, praticamente tudo lá estava desatualizado. Portanto, uma nova versão do livro será lançada em meados de Novembro. Caso você queira conferir como é o Game Kit, a fundação liberou o download gratuito do material pela internet, que pode ser feito nesse link. Lembre de duas coisas ao fazer o download; o material é em inglês e para o Blender 2.2.5!

Eu mesmo já estava trabalhando no inicio do ano, em um livro sobre a Game Engine, como forma de dar continuidade aos projetos de livros sobre o Blender, já tinha começado a escrever “algo” sobre desenvolvimento de jogos com o Blender. Para falar a verdade já tenho um rascunho dos capítulos bem adiantado. Mas, com o projeto Apricot adicionando tantas novas ferramentas, achei melhor suspender temporariamente o livro. Com o fim do projeto, e o trabalho de atualização da terceira edição do Guia do usuário terminado, posso voltar a trabalhar no livro. Quando pretendo terminar o livro? Farei o possível para que o texto fique pronto ainda esse ano.

Outra notícia relacionada com o desenvolvimento do Blender, que como já havia mencionado aqui no Blog, deve ganhar uma versão 2.48. A data para o lançamento dessa versão é 1 de Outubro, para acompanhar o Yo Frankie!. Essa versão deve apresentar mais correções de Bugs e algumas novidades, como o GLSL e os projetos do Google Summer of Code 2008. Quando mais informações sobre o lançamento foram disponibilizadas, publico aqui no blog.

Mas e o Blender 2.50? Apesar de já estar parecendo até mesmo lenda, ao que parece na próxima semana o planejamento para o desenvolvimento do Blender 2.50 vai começar, com a definição de um calendário. Nada muito definitivo ainda, apenas a definição de algumas datas para o início dos trabalhos.

Para finalizar esse artigo, quero recomendar uma nova fonte de informações sobre modelagem de personagens e Blender 3D. O José Fernando Reinicke agora também tem um Blog sobre Blender 3D e modelagem de personagens. Se você tiver interessem em aprender mais sobre o Blender 3D e assuntos relacionados à modelagem de personagem, recomendo a visita. Quem já comprou o livro dele sobre Modelagem de personagens com o Blender, deve se familiarizar com o estilo de escrita e os ótimos exemplos que ele apresenta, com modelos detalhados de personagens.

O blog já está aqui nos meus favoritos!