Um dos melhores renderizadores externos de código aberto, finalmente ganhou uma versão estável da sua mais completa atualização, o YafaRay foi lançado com uma versão estável que promete uma plataforma de raytracing e iluminação global extremamente poderosa para o Blender 3D. O YafRay sempre foi ima das melhores opções de renderização externa para o Blender 3D, desde as primeiras vezes que usei o Blender, sempre usei o YafRay para criar imagens com iluminação global, dos meus projetos de visualização arquitetônica. Depois de passar por algumas mudanças e ficar um bom tempo, sem receber atualizações, em 2006 o YafRay sofreu uma reviravolta, em que os desenvolvedores abandonaram o antigo renderizador, e se dedicaram a um novo código.

Esse código prometia ser melhor de gerenciar e oferecer mais opções para os usuários. Ele foi batizado de Yaf(a)Ray, e ficou em fase de testes por dois anos, até que finalmente na semana passada uma versão estável, que pode ser usada com muito mais segurança em ambientes de produção, foi disponibilizada para download.

O fator que estava fazendo com que essa versão ficasse tanto tempo em testes, era a necessidade de uma versão especial do Blender, para que o YafaRay fosse usado. Isso seria corrigido com o Blender 2.50, com a sua prometida Render API, mas a comunidade de usuários acabou encontrando uma maneira de integrar o Blender com o YafaRay usando Python mesmo.

Como funciona esse novo YafRay? Como instalar? Antes de continuar, faça do download do YafaRay 0.1.0 nesse endereço. O processo de instalação é um pouco diferente para quem usa Windows, Linux ou Mac. No Windows são necessários dois instaladores, um para o próprio renderizador e outro para a integração com o Blender 3D.

Nessa nova versão, a imagem é renderizada em uma janela externa e não mais no próprio Blender 3D. Com isso, você pode visualizar o progresso da renderização, mas precisa tomar alguns cuidados. O maior de todos é que a imagem precisa ser salva, antes que a janela do render seja fechada. Caso você feche a janela, sem salva a imagem, será necessário renderizar novamente a imagem! Esse bug já está sendo corrigido, mas enquanto não surge nenhuma nova versão, tenha o cuidado de salvar a imagem antes de fechar a janela.

Essas são algumas das mudanças da nova versão:

  • Agora é necessário usar um botão chamado Render, na interface do script
  • A interface do menu de exportação, agora pode ser manipulada com o Scroll do mouse ou botão do meio

Quer aprender a configurar uma cena com o YafaRay? Sugiro a leitura desse tutorial sobre renderização para interiores, com o YafaRay. Ele é um pouco antigo, mas mostra os comandos básicos.