Dentre todas as ferramentas 3d disponíveis no mercado o Houdini é uma das mais poderosas para efeitos e simulações físicas, mas mesmo assim ainda é difícil encontrar artistas e material que tenha usado todo esse poder. Fica fácil de perceber isso, depois de fazer uma visita as maiores comunidades de usuários e artistas 3d, a grande maioria usa apenas softwares da Autodesk. Até mesmo softwares como o Softimage XSI e Cinema 4D, tem aceitação reduzida no mercado americano.

Mas acredite, o material existe e é de excelente qualidade. Veja esse comercial produzido para uma marca de água mineral, em que o objetivo era criar um vestido feito apenas de água.

O vídeo é impressionante e mostra alto nível de dificuldade do lado técnico. Como eles fizeram para criar essa animação?

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o processo de criação com comercial, assim como fazer o download de uma versão em melhor resolução do vídeo, no formato Quicktime, o Motiongrapher publicou um artigo descrevendo algumas das técnicas e características da produção.

A empresa responsável pela produção é da Alemanha (Black moutain studios). A parte dos líquidos foi criada usando uma combinação de partículas criadas no Maya e líquidos simulados no Houdini.

O primeiro passo foi elaborar um modelo 3d da atriz, que foi usado para servir de referência para as partículas. Essas partículas personalizadas, muito provavelmente criadas com MEL, foram então exportadas e trabalhadas no Houdini, em que o material foi renderizado e animado com o uso das ferramentas de simulação física do Houdini, para criar os líquidos. Na pós-produção ainda foram adicionadas mais partículas com o Real Flow, para simular os sprays de água que caem do vestido.

Por último, a equipe ainda fez a composição de vídeos com água real, sobre o modelo 3d criado no Maya e Houdini para atingir o efeito final. O resultado é essa impressionante simulação de um vestido líquido.

Como você pode perceber, nessa área de efeitos especiais, as empresas geralmente usam vários softwares para conseguir reproduzir um determinado efeito ou facilitar a produção de uma cena difícil. Seria possível fazer tudo apenas no Maya ou Houdini? Provavelmente sim, mas para concluir o trabalho com mais rapidez, e quando o orçamento ajuda as melhores ferramentas para executar uma tarefa são usadas e depois o material é todo composto em uma peça única.