O Gnomonology é uma excelente fonte de informações sobre modelagem 3d e criação de efeitos especiais, usando softwares como Maya, 3ds Max e ZBrush. Para as pessoas que tem um cartão de crédito internacional, e pretendem investir em cursos ministrados por artistas famosos, integrantes de algumas das empresas responsáveis pelos efeitos especiais de filmes famosos. Por exemplo, um dos cursos que eu sempre quis fazer, mas nunca consegui tempo ou ânimo para comprar, é o de cenários virtuais ministrado pelo Eric Hanson, artista responsável pelos cenários virtuais e efeitos do filme “O dia depois de amanhã”.

Como o dólar está um pouco caro agora, comprar qualquer coisa fora do país está fora de questão, mas e se o tutorial for gratuito? Nesse caso não custa nada conferir os excelentes tutoriais gratuitos de escultura digital, usando o ZBrush. Os tutoriais têm como objetivo divulgar a metodologia dos cursos oferecidos no Gnomonology, uma derivação do Gnomon Workshop, que comercializa DVDs, sendo que os cursos do Gnomonology são totalmente baseados em vídeos pela própria internet, evitando os custos de frete.

A lista completa de tutoriais de escultura digital é encontrada nos fóruns do Gnomonology. No total são sete tutoriais muito bem elaborados e detalhados, apesar do curto tempo de duração de cada um, em média 10 minutos.

Veja esse exemplo, a imagem abaixo mostra o resultado de um dos tutoriais, que mostra o processo completo de escultura e trabalho no ZBrush, para transformar um modelo 3d, representando um rosto humanóide perfeitamente normal em um zumbi.

O tutorial aborda o uso de um pincel muito legal do ZBrush chamado de Clay Brush, que como o nome mesmo diz, deforma esculpe o modelo 3d como se o mesmo fosse feito de argila. Outro recurso usado no tutorial é a máscara do ZBrush que tem como objetivo isolar uma área em especial do modelo 3d, para os pinceis e o artista 3d focarem em apenas uma determinada região do modelo 3d. No tutorial, os olhos do modelo são isolados usando uma máscara, para que a escultura as órbitas do zumbi possa ser trabalhada de maneira mais segura.

Depois que os olhos estão prontos, o artista deforma mais áreas como o nariz e o resto da face, sempre usando as máscaras para evitar qualquer tipo de acidente na escultura. Esse tutorial é dividido em três partes, sendo o mais detalhado dos sete.

Os outros tutoriais abordam a escultura de:

  • Botas de pirata
  • Penas de pássaros
  • Personagem genérico

Caso você esteja começando a estudar escultura digital, esse tutorial básico é uma ótima introdução, e visitando o link indicado no início do artigo, você ainda pode fazer o download de mais quatro tutoriais sobre escultura!