Até pouco tempo atrás era um verdadeiro pesadelo trabalhar com vegetação em 3d, pois a maioria das técnicas existentes envolvia o uso de modelos 3d de árvores, cheios de vértices e faces, o que dificultava o manuseio das cenas em 3d, sem falar no cálculo das sombras com o Ray Tracing ligado. Hoje em dia, existem vários plugins e scripts, que prometem criar árvores e vegetação de maneira rápida e convincente, principalmente se o seu objetivo for renderizar imagens para animação. No 3ds Max existe o fantástico RPC Trees, que apesar de ser bem caro é muito eficiente e apresenta opções bem convincentes, até mesmo em renders de baixa qualidade.

No Blender 3D temos o Tree from Curves, que foi desenvolvido para gerar as árvores do Big Buck Bunny. Apesar de apresentar uma série de controles, opções e oferecer certa flexibilidade ao artista, a interface do script ainda deixa alguns artistas iniciantes um pouco intimidados.

E se você quiser modelar a sua própria árvore? Bem, nesse caso será necessário trabalhar com o detalhamento de um modelo 3d semelhante a esse tipo de objeto, e foi exatamente o que um artista chamado Bryan Tenorio fez, e para ajudar outras pessoas com o mesmo objetivo, ele publicou um tutorial sobre a modelagem.

No tutorial o artista usa o Blender 3D para demonstrar a modelagem.

O procedimento é bem simples, sendo indicado para usuários que ainda precisam praticar modelagem por subdivisão. Se você já tem conhecimentos intermediários sobre modelagem, talvez esse tutorial pareça simples demais.

A técnica é bem simples e consiste na edição de uma primitiva geométrica, nesse caso um cubo, com ferramentas de subdivisão como o Extrude e o Corte de faces. Depois que as faces forem cortadas, basta ir redimensionando e movendo as arestas do modelo 3d, para aos poucos criar o modelo da árvore. No tutorial é possível seguir todas as fases de detalhamento do modelo.

Depois que os troncos da árvore estão criados, basta editar as texturas para as folhas e aplicar o mapeamento, mas faces destinadas à representação das mesmas. Assim teremos um modelo com folhas realistas, usando texturas com canal alpha, que economizam em muito os recursos do computador no momento do render.

Esse é um exercício de modelagem simples, mas que exige paciência, sendo ideal para quem está começando ou quer começar.