Os tutoriais que mostram a integração entre várias ferramentas sempre são muito úteis, pois é exatamente isso que acontece no mundo real, em estúdios e empresas que trabalham com produção de material. Os artistas precisam conhecer e trabalhar com vários softwares, fazendo a modelagem em um deles e depois passando o material para o próximo software que deve trabalhar a animação. Isso é perfeitamente comum! Esse tutorial que estou indicando hoje, mostra um pouco da integração entre o Maya e o ZBrush para modelar um objeto extremamente simples; um chifre!

Sim, pode até mesmo parecer uma tarefa simplória, mas o chifre que é abordado no tutorial é composto por uma superfície altamente detalhada e digna dos melhores trabalhos no ZBrush. Portanto, o material é interessante e serve muito bem para estudos de modelagem.

A parte do Maya no tutorial é criar o modelo base, com o uso das suas ferramentas de modelagem voltadas a subdivisão. O tutorial começa com a criação de um cilindro no Maya, para que o chifre seja modelado. Um aspecto interessante do tutorial é que ele faz uso de uma opção extremamente poderosa do Maya, chamada de Action History. O 3ds max também tem uma opção parecida com essa, que é o Stack de modificadores.

No caso desse tutorial, o autor cria um círculo e aplica um extrude para que o mesmo se transforme em um cilindro. Usando o Action History é possível aplicar modificações e edições ao cilindro, mesmo depois que o extrude esteja aplicado. Com isso é possível aplicar uma rotação ao círculo, para que o cilindro fique todo retorcido.

Depois, basta deformar o cilindro com algumas opções de deformação e controles de pontos comuns do Maya.

Com a parte do Maya terminada, o autor começa a trabalhar com o ZBrush. Aqui temos mais que uma simples introdução ao Zbrush, pois como o próprio autor comenta, ele mesmo tem pouca ou nenhuma experiência com o ZBrush, o que faz com que o tutorial seja bem detalhado e básico. Isso pode ser ruim para usuários experientes, mas os artistas que não tem nenhuma experiência com o ZBrush devem gostar do texto.

Para quem está interessado em aprender mais sobre esse tipo de integração, recomendo muito acompanhar o tutorial. Eu já tentei reproduzir a parte de modelagem no Maya PLE e as dicas funcionam muito bem.