O lançamento da revista BlenderArt 19 trouxe junto com ela um dos melhores tutoriais de animação com o Blender 3d que pude conferir esse ano, mostrando de maneira extremamente detalhada o processo de modelagem e animação de uma esteira, usada em tratores e tanques militares. No tutorial o autor usa extensivamente constraints, hooks e curvas IPO para conseguir a dinâmica completa na animação. Para ajudar ainda mais no entendimento de como esse tutorial é interessante e consegue atingir um altíssimo grau de dificuldade na interação dos objetos, um vídeo com a animação final do tutorial foi produzido e divulgado pelo autor.

No vídeo o autor não aborda o processo de construção da animação, apenas demonstra o resultado final da configuração dos objetos. Fica bem fácil entender o quão interessante é esse tutorial depois de assistir. A introdução do vídeo é longa, o autor exagerou um pouco nos títulos, mas a espera vale à pena.

O movimento da esteira é muito bem elaborado e tem poucos problemas na animação. Uma das coisas que impressiona na animação é que o movimento está condicionado as deformações da superfície, como buracos e relevos que influenciam a forma do modelo 3d.

Como ele consegue isso? A resposta é simples; constratins!

Esse é um tipo de ferramenta pouco conhecida e usada apenas em projetos de animação. Na maioria dos casos, os usuários iniciantes permanecem um bom tempo na parte de modelagem 3d e acabam relegando o aprendizado de ferramentas como os contraints para o futuro, quando um dia estiverem envolvidos com animação.

Bem, se você realmente quiser conferir ótimos exemplos da aplicação dos constraints, essa é a hora!

Por exemplo, um constraint que gera muitas dúvidas em usuários com pouca experiência com animação é o Stretch To. Esse constratint estica um objeto de maneira que ele acompanha a deformação de outro objeto. Na animação ele é usado na parte de borracha que liga os pistões dos amortecedores da esteira, dando a impressão que ao passar sobre um obstáculo no terreno a suspensão da esteira se adapta às deformações.

Se você é usuário do Blender 3d, o download da revista com o tutorial é mais que recomendada! Para os usuários de outros softwares 3d, fica a dica de um excelente tutorial de animação que pode até mesmo ajudar na adaptação do sistema para outros softwares. Com um pouco de conhecimento em animação, você pode muito bem tentar adaptar o modelo.

Na revista ainda é possível encontrar um link para o download do modelo 3d pronto, resultante do tutorial.