Assim como costumo dizer na maioria dos artigos em que falo sobre ferramentas de softwares 3d, a maioria desses softwares compartilham uma série de opções comuns. Uma dessas opções que encontramos em praticamente todos os softwares 3d é o Lattice. Essa ferramenta é muito útil para animação 3d e modelagem, pois com ela é possível trabalhar deformações e poses de personagens, mantendo a forma e topologia original do modelo 3d. Existem ótimos tutoriais que mostram como é possível pegar um modelo 3d de olho, e com Lattices deformar os objetos para conseguir expressões faciais, sem a necessidade de alterar a topologia do próprio olho.

Quer aprender o funcionamento dos Lattices no Maya 2009? O tutorial abaixo foi publicado no final do mês de dezembro, e mesmo sendo bem curto e rápido, mostra bem o funcionamento e configuração da ferramenta.

No tutorial o autor cria uma esfera NURBS no Maya, para depois adicionar um Lattice na cena. Repare que a ferramenta está agrupada no Shelf do Maya dedicado as opções de animação. Assim como acontece na maioria dos softwares 3d, os Lattices podem ter a sua “gaiola” subdividida em vários sentidos, para poder deformar os objetos de maneira diferentes. A primeira coisa que o autor do tutorial faz antes de criar a gaiola é determinar essas subdivisões.

Quando o objeto é criado, uma gaiola verde aparece ao redor do objeto 3d. Esse é o Lattice.

Para editar e deformar os Lattices, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o Lattice e escolher a opção Lattices Points. Assim será possível visualizar os pontos de controle do Lattice.

Agora basta selecionar os pontos de controle e deformar o objeto de maneira simples e rápida, e o melhor de tudo é que a topologia original do modelo 3d está intacta. Se o objeto 3d for movido para dentro e fora do Lattice, você tem um ótimo efeito de deformação para animação, semelhante a contração de formas do objeto em lugares pequenos.

No final do tutorial, o autor ainda mostra como é possível excluir um Lattice mantendo a deformação no objeto 3d.

No caso dos softwares 3d, alguns deles apresentam nomes diferentes para os Lattices, mas a função é exatamente a mesma, como o 3ds Max que o chama de FFD ou Free Form Deformation, mas com a mesma função do Lattice. No Blender 3D, LightWave e outros a ferramenta se chama Lattice mesmo.