Depois de um bom tempo sem gravar tutoriais em vídeo, essa semana tomei coragem e gravei um dos exercícios de modelagem que geralmente passo para meus alunos nas minhas aulas. Esse é apenas um dos exercícios, que estão diretamente relacionados com modelagem 3d para projetos arquitetônicos, no caso mobiliário. Uma das peças de mobiliário mais usadas em projetos arquitetônicos são as chamadas mobílias clássicas, produto da engenhosidade de alguns designers e arquitetos do começo do século passado, que mesmo com algumas décadas de idade ainda se ambientam muito bem, em residências e espaços contemporâneos.

Para começar essa nova fase de tutoriais em vídeo, resolvi escolher a famosa cadeira Barcelona, que é um desafio para artistas 3d iniciantes e até mesmo os mais experientes, podem encontrar dificuldades na modelagem dessa cadeira. A parte mais desafiadora é trabalhar os detalhes do modelo.

Bem, antes de continuar com o artigo, recomendo que assista ao vídeo:


Tutorial de modelagem 3d com Blender – Cadeira Barcelona (parte 1) from Allan Brito on Vimeo.

Uma coisa que esqueci de mencionar, o tutorial é dividido em partes para que o processo seja abordado com mais detalhes. Nesse caso, agora foi modelada a parte do assento da cadeira Barcelona.

O assento dessa cadeira apresenta algumas particularidades interessantes, um pouco trabalhosas de criar no Blender 3d, principalmente pelo fato dele não suportar N-gons, e demandar um pouco de trabalho extra do artista, mas nada que impossibilite a criação.

O maior desafio é representar o couro costurado, detalhe que chama a atenção nesse objeto. Para representar esse tipo de detalhamento em 3d, a melhor opção é usar arestas com suavização ou então partir para o modo de escultura do Blender. Alguns dos meus alunos conseguiram ótimos resultados usando as ferramentas de escultura para esse tipo de detalhamento.

Uma versão escrita desse mesmo tutorial foi produzida para o Blender 3D Architect, mas como estava com vontade de gravar o material em vídeo também, optei pelo vídeo para a versão em português.

O próximo passo do tutorial é criar a base da cadeira e as tiras de couro que sustentam a estrutura na parte posterior. Caso você não use o Blender 3d, pode tentar reproduzir a técnica em outros softwares também, pois na maior parte do tutorial, foram usadas ferramentas comuns à todos os softwares 3d.