Nos softwares de CAD existe um comando extremamente útil na modelagem 3D e desenho 2D, chamado Offset que consegue criar cópias paralelas de objetos e linhas. Como maneira de desenhar, esse comando é fundamental na criação, sendo até indispensável em softwares 3D também. O Blender 3D não tem uma opção nativa chamada Offset, como acontece com outros softwares 3D, mas um Script em Python pode desempenhar uma função semelhante. Esse Script se chama Solidify Selection e pode ser findamental, principalmente para os artistas interessados na modelagem geométrica, como a criação de maquetes eletrônicas.

Como funciona esse script? Qual a vantagem em usar a ferramenta?

A função desse script é simples, que é a de criar novas faces a partir de faces selecionadas em um objeto 3d. Mesmo que sua função original não seja a de funcionar como um meio de de fazer Offset, o resultado final da sua aplicação é uma versão aproximada do Offset. Para responder melhor essas duas perguntas, vamos tentar realizar uma operação simples, com um plano levemente modificado que se mescla com um arco.

Se o objetivo fosse realizar uma operação semelhante ao Offset, o fato do plano incorporar um arco dificulta o uso de um simples extrude. Veja o resultado do extrude:

blender3d-solidify-selection1

Com o extrude, mesmo na opção individual faces, o resultado da cópia dessas novas faces é desastroso em termos de posicionamento dos novos objetos. O uso de uma transformação como a escala está descartada, pois iria resultar em faces com tamanhos levemente diferentes.

Agora, podemos fazer um teste com Solidify Selection. Depois de selecionar as faces desejadas para a transformação no modo edição, selecione o Script que está na pasta de scripts do Blender 3D no grupo Mesh.

blender3d-solidify-selection2

No Script podemos selecionar a distância do Offset no parâmetro Thick. Depois de configurar essa altura, mantenha a opção Skin Sides acionada para que as novas faces sejam conectadas à nova geometria. Quando o Ok é pressionado o resultado é esse:

blender3d-solidify-selection3

Repare que o resultado é muito próximo do Offset, com as faces sendo criadas em paralelo as faces originais. Esse script é extremamente útil na modelagem de projetos arquitetônicos e modelagem mecânica. Você só precisa tomar o cuidado de orientar as normais das faces sempre na mesma direção, pois é com as normais que o Script determina a direção em que as faces são copiadas.