Mais um número da ótima revista gratuita sobre Blender 3D e assuntos relacionados à computação gráfica 3d foi lançada nesse final de semana. A edição de número 20 tem seu foco direcionado para um assunto que é de interesse da maioria dos artistas 3d, que são os truques que usamos para conseguir elaborar os nossos projetos. Esses truques podem variar de uma parte do modelo 3d elaborada apenas com o uso de mapas normais, até mesmo a gravação de sombras e outros elementos em texturas para passar a impressão de complexidade em uma cena ou objeto.

Esses artifícios são conhecidos como truques, pois a pessoa que está visualizando o material é levada a acreditar que aquilo foi realmente simulado no software 3d, quando na verdade é um truque do artista.

blenderart20

Como é costume em cada uma das edições, depois de fazer uma leitura detalhada da revista, elaborei um pequeno sumário traduzido com os conteúdos e matérias abordadas na revista. Essa é a lista:

  • Tutorial sobre a gravação de mapas normais de um modelo em alta definição: O primeiro tutorial ensina a usar os recursos do próprio Blender, para gravar as informações de modelos 3d com grande quantidade de polígonos em modelos mais simples. Essa técnica é conhecida como baking e pode ser de grande ajuda para pessoas envolvidas no desenvolvimento de jogos.
  • Tutorial de modelagem orgânica: Aqui temos um tutorial sobre modelagem orgânica de um carrinho infantil, que apresenta curvas e detalhes relativamente complexos para a modelagem por subdivisão. Mesmo assim, o autor do artigo mostra de maneira detalhada o processo de modelagem e ajuste da topologia para que o modelo 3d possa ser criado da melhor maneira possível.
  • Tutorial sobre mapas normais no Blender 3D: O primeiro artigo da revista falou sobre mapas normais, mas o que são esses mapas? Nesse tutorial temos uma ótima explicação sobre o funcionamento e definições dos mapas normais e as suas diferenças para o já conhecido mapa de tipo Bump.
  • Tutorial sobre iluminação para cinema: Artigo interessante e muito útil para os artistas envolvidos com a produção de animações, pois dá dicas de enquadramento e iluminação usando as ferramentas do Blender 3D.
  • Produzindo a cena “fita cassete”: Hoje em dia esse tipo de objeto é peça de museu, mas é um tema interessante para qualquer projeto de modelagem. Principalmente quando a fita apresenta uma animação e se desenrola com o tempo.
  • Produzindo a cena “Poeira no pouso”: Tomei a liberdade de adicionar um título que corresponda mais ao tema do tutorial. Esse texto explica os procedimentos necessários para criar o efeito de poeira subindo, quando um robô humanóide provido de hélices está pousando. O efeito é útil também para simular o pouso de um helicóptero ou qualquer veículo que apresente hélices.

Dentro de cada um dos tutoriais estão presentes pequenos truques e dicas dos artistas envolvidos, para melhorar e facilitar o trabalho de produção das imagens e animações. A leitura é mais que recomendada! O download da revista Blenderart 20 pode ser feito nesse link.