Na modelagem 3d para arquitetura encontramos também alguns objetos que são desafiadores para os artistas 3d envolvidos no desenvolvimento do projeto, como no caso alguns designs de telhados com águas organizadas de maneira muito complexa. Dentre esses elementos que apresentam altos níveis de complexidade estão as chamadas paredes de vidro curvadas, muito comuns em projetos comerciais e de shoppings. Quando esse tipo de elemento aparece em um projeto, para desenvolvimento em softwares de modelagem que não disponibilizam as ferramentas certas para resolver a criação do modelo, o artista pode precisar de um terceiro software para resolver a modelagem esse elemento.

Para ajudar os artistas que precisem elaborar esse tipo de objeto no Blender 3D, resolvi cria rum pequeno tutorial mostrando o processo de criação de uma parede de vidro curvada no Blender. O tutorial mostra apenas o que é necessário para fazer com que os planos da parede fiquem curvos. O vídeo está disponível no Vimeo, para assistir em alta resolução e visualizar todos os detalhes da interface é necessário visitar esse link e assistir no próprio Vimeo.


Tutorial de modelagem com Blender 3D: Parede curvada from Allan Brito on Vimeo.

O tutorial mostra a técnica necessária para elaborar uma parede de vidro curvada no Blender 3D.

A técnica é bem simples e consiste na criação dos perfis da esquadria, que são repetidos usando o modificador Array para elaborar a parede. Com os perfis repetidos e montados, podemos adicionar uma curva Bezier que é o segredo para construir a curvatura da parede. O modificador Curve é quem faz a ligação entre os perfis e a curva.

Quando a curva é deformada a parede de vidro acompanha a inclinação da curva, qualquer que seja a inclinação. A grande vantagem e benefício desse tipo de ferramenta é que os perfis não são deformados no Blender 3D, quando a parede é curvada, o modificador inclina os perfis apenas entre as suas ligações, deixando o modelo 3d bem próximo do que acontece na construção. Caso você queira fazer curvas mais perfeitas será necessário trabalhar com perfis mais curtos no Blender.

Mas, e o vidro? Sim, como você deve ter percebido o vidro não foi modelado e adicionado a estrutura no tutorial. Para modelar o vidro é só adicionar mais um plano ou cubo a cena e ajustar o mesmo na posição já bem definida para o mesmo. Quando maior for a quantidade de detalhe na esquadria, melhor resultado teremos na renderização da imagem.

Esse tipo de ferramenta pode salvar muitos projetos de visualização arquitetônica produzidos no Blender!