O Blender 3D a cada nova versão recebe novas e poderosas ferramentas para trabalhar com animação de personagens. Se você ainda não se aventurou na configuração mais avançada de personagens, usando recursos como cinemática inversa, camadas de bones e controladores de animação, o tutorial que indico nesse artigo pode ajudar muito na apresentação dessas ferramentas. Para as pessoas que não se atualizaram, sobre as principais ferramentas de animação do Blender 3D e aquelas que têm curiosidade em saber como é feita a animação no Blender, o tutorial lançado nos último dias pelo animador chamado Max Hammond, é ao mesmo tempo uma breve introdução ao controle de deformações com Bones, como uma amostra do que é possível fazer em termos de configuração intermediária de personagens.

O tutorial é o complemento perfeito para as pessoas que gostariam de pegar os modelos de personagens, criados com base em tutoriais ou projetos particulares, e adicionar controles avançados de deformação. Nesse sentido, o tutorial é até mesmo mais eficiente que muitos DVD`s de treinamento sobre o Blender. O problema desses tutoriais é que eles ensinam animação de personagens apenas, usando modelos 3d prontos como o Mancandy. Isso não é de todo mau, mas deixa as pessoas que precisam aplicar os conhecimentos nos seus próprios personagens com muitas dúvidas.

Bem, mas vamos agora ao tutorial disponível em vídeo, com tempo total de aproximadamente 24 minutos. O material está disponível em alta definição, e também pode ser copiado no web site do Vimeo.

Qual o objetivo do tutorial? No vídeo, o artista precisa criar controles para deformar o tórax de um personagem virtual. Para isso, ele vai trabalhar com controles e bones preparados para usar em alguns momentos cinemática direta e também inversa, controlados usando estruturas organizadas em camadas.

Antes que você comece a seguir o tutorial, recomendo que assista ao material mais de uma vez e prestando muita atenção, pois a quantidade de informação que o autor apresenta no tutorial é considerável. A pior parte é compreender a estrutura final dos bones, espalhados por várias camadas. O conceito usado no tutorial é relativamente simples:

  • Os bones devem ser classificados e separados em camadas, correspondendo as suas respectivas funções
  • Bones que controlam a deformação usando cinemática direta ficam na sua própria camada, assim como os outros
  • Para deformações mais específicas, o artista cria bones especiais chamados de controladores, que também ficam em camadas específicas

A princípio pode parecer confuso, mas depois que você aplicar o procedimento nos seus personagens, o trabalho de animação ficará infinitamente mais simples. Para melhorar ainda mais o referencial do autor, ele tirou boa parte dos conhecimentos e conceitos do tutorial, diretamente do DVD do Big Buck Bunny em que o Nathan explica procedimentos muito semelhantes. O próprio Max Hammond cita o material do Big Buck Bunny como referencia para a sua técnica.

No final do tutorial é que entendemos a razão de um procedimento tão complicado, quando são adicionadas formas para controlar a posição dos diversos bones. O autor mostra como é possível substituir a visualização dos bones por formas geométricas, e permitir que o animador possa trabalhar com diversos controles nos personagens, sem a preocupação de tentar identificar em que tipo de bone ou movimento a deformação está acontecendo. A técnica também já foi apresentada no DVD do Big Buck Bunny, e se você não assistiu ainda ao tutorial do DVD, essa pode ser a oportunidade de aprender.

Com esse tutorial é possível ter uma excelente idéia de como o Blender 3D oferece recursos e material avançado para animação. Antes de tentar reproduzir a técnica, devo avisar que nem todos os atalhos de teclado e comandos são explicados pelo autor, portanto é necessário já possuir um conhecimento básico do Blender para seguir de maneira satisfatória o tutorial.