Sempre que um artista 3d precisa elaborar um personagem virtual apresentando peças de vestuário, isso pode significar uma grande dor de cabeça para o projeto. Quando um personagem virtual precisa apresentar roupas ou peças de vestuário específicas, basicamente temos duas opções para desenvolver o modelo 3d que são com texturas aplicadas em partes da geometria, para simular o uso de roupas e modelagem da roupa em si. A primeira opção é mais vantajosa em termos de consumo de recursos, pois o uso de texturas requer muito pouco do computador. Mas, para animações mais sofisticadas e que precisam simular as colisões e comportamento físico da roupa, precisamos modelar mesmo a peça.

A maioria dos softwares 3d já apresenta algum tipo de recurso ou ferramenta capaz de simular roupas e objetos com comportamento semelhante. Alguns deles com mais ou menos recursos, capazes de interagir com outros objetos participando da simulação física. Hoje vou mostrar uma maneira de fazer esse tipo de modelo usando as ferramentas do Cinema 4D, que apresenta uma técnica bastante conhecida para trabalhar com a modelagem de roupas para personagens.

O tutorial pode ser encontrado em vídeo, dividido em duas partes. A primeira parte do vídeo é dedicada a modelagem dos objetos que representam a roupa do personagem e a segunda mostra a configuração da ferramenta Cloth do Cinema 4D.

A técnica consiste na modelagem de um objeto ao redor da parte do personagem em que se deseja adicionar a roupa. Esse objeto é um polígono que apresenta a forma aproximada da roupa. Na primeira parte do tutorial em vídeo, o autor cria um plano e faz pequenas edições, como excluir algumas faces e vértices, para fazer com que o plano adquira a forma da roupa do personagem. Nesse caso a roupa é uma camiseta, por isso ele acaba deixando a morfologia do objeto com essa aparência.

Depois de criar o polígono na parte frontal do personagem virtual, o autor do tutorial faz uma cópia do objeto na parte posterior e depois liga as duas. Isso acaba compondo a geometria completa do objeto em 3D. Antes de continuar com os preparativos para aplicar o Cloth tag, ainda é necessário ajustar as normais dos objetos para evitar problemas de topologia.

Já no segundo vídeo, podemos acompanhar o ajuste do Cloth Tag em que é possível acionar as ferramentas que realmente transformam o modelo 3d em roupa. Você precisa determinar as faces que formam os Seams da roupa e depois no painel Dresser, marcar a opção Dresser Mode e clicar no botão Dress-O-Matic. Isso aciona o modo de ajuste do modelo 3d para simular a roupa. O procedimento é semelhante ao que o modificador ShrinkWrap do Blender 3D faz, mas só que é especificamente direcionado para aplicação em peças de vestuário em 3D.

Caso você queira conferir a mesma técnica aplicada em outro tutorial, mas dessa vez descrita e exemplificada em texto e imagens, visite esse link para acompanhar um tutorial de Cloth tag com o Cinema 4D.