Mais um número da revista gratuita sobre animação e modelagem 3d especializada no uso do Blender 3D, chamada de Blenderart magazine foi lançada. A revista Blenderart apresenta sempre um tema de interesse para a comunidade de artistas 3d que usam o Blender 3D como plataforma de criação e modelagem dos seus projetos, mas dessa vez eles resolveram escolher um tema mais genérico. O tema agora é “Look what I can do”, seria algo como “olhe o que eu posso fazer”, o que deixa essa revista como uma das mais variadas em termos e tutoriais entre os diversos números da revista. O material está escrito todo em língua inglesa, mas ainda assim vale o download pela qualidade dos tutoriais e temas abordados na revista.

Sempre que um novo número da revista acaba saindo, faço um sumário com os principais artigos e tutoriais sobre Blender 3D e animação, mas dessa vez farei apenas um comentário sobre os destaques e material que pode ajudar no seu aprendizado no Blender 3D, ou qualquer outro software 3d, caso o tutorial aborde técnicas e temas generalistas.

blenderart_Apr09_04

Essa é a lista de destaques dessa edição:

  • Usando o Blender 3D para animar fotografias: Esse tutorial é relativamente simples de reproduzir, mas mostra uma técnica engenhosa para animar fotografias antigas. Funciona assim: você cria um modelo 3d planificado representando as formas básicas da imagem. Aplique a foto como uma textura da imagem, e ao deslocar os vértices do modelo 3d, teremos um efeito semelhante a animação a própria fotografia. O único cuidado é com a deformação que não pode ser muito evidente.
  • Editando um videoclip no Blender 3D: Aqui temos um ótimo tutorial que mostra a aplicação do seqüenciador de vídeo, como ferramenta para editar e manipular imagens e sons na montagem de um vídeoclip.
  • Renderização de produtos com o Blender 3D: O último tutorial da revista aborda um tema de interesse para as pessoas que estudam ou trabalham com design e desenho industrial, que é a renderiação de produtos no Blender 3D. O autor do tutorial usa como exemplo para esse tutorial a criação de um secador de cabelos, com a configuração do render e materiais. O foco do tutorial é a renderização, por isso o material aborda a configuração dos shaders e representação de materiais como o plástico do produto.

Esses são os únicos tutoriais apresentados nesse número da revista, os outros artigos envolvem mais a cisão geral sobre outros projetos igualmente interessantes, mas sem entrar muito em detalhes na parte técnica. Por exemplo, um dos artigos nessa categoria fala sobre a modelagem e configuração de máquinas e veículos para animação, com a exemplificação de um trator. Para fazer o download da revista Blenderart 21, visite esse endereço.