Como maneira de sempre continuar aprendendo mais sobre computação gráfica, estou sempre que posso comprando livros e material de treinamento para aperfeiçoar ainda mais a parte técnica. O objetivo é sempre o de dominar o mundo conhecer cada vez mais sobre os softwares com que trabalho, para poder melhorar os trabalhos profissionais e aulas. A minha última aquisição chegou essa semana, sendo um dos últimos lanámentos em termos de livros para o Blender 3D. O livro em questão é o Mastering Blender do Tony Mullen, que dessa vez produziu um livro com material direcionado apenas para pessoas que já tem conhecimentos intermediários ou avançados sobre o Blender 3D. O nome do livro não dá a idéia total do conteúdo abordado no material, mas pode apostar que é muito bom.

Livro Mastering Blender

Ainda não tive oportunidade de ler o material completo, mas apenas para que você tenha uma idéia, esses são os três principais assuntos abordados no livro:

  • Técnicas avançadas de mapeamento UV
  • Aplicação e desenvolvimento de Scripts em Python para o Blender
  • Tópicos avançados sobre a Game Engine, usando blocos de lógica e Python

Em termos de aplicação de scripts, esse livro é bem mais didático que o desenvolvido para a segunda edição do GameKit, poiso o autor considera que você não conhece Python. Na segunda edição do Gamekit, que é um excelente livro também, o autor apresenta vários tópicos sobre Python, mas ele considera que você já conhece um pouco sobre o assunto.

Livro Mastering Blender - Interior

Ainda não tive tempo de ler o material por completo, mas já me programei para passar o final de semana lendo e fazendo testes com os assuntos e exercícios abordados pelo autor. Esse livro completa as referências que estavam faltando para um dos meus próximos projetos relacionados ao Blender 3D e a Game Engine. Se você quiser consultar o sumário do livro e até mesmo visualizar algumas das páginas, visite esse endereço para saber mais sobre o Mastering Blender.

Agora, mesmo que você não tenha interesse em conhecer mais sobre o Blender 3D, quero fazer aqui uma recomendação de produto para os aficionados em animação. Junto com o Mastering Blender, comprei uma coleção de cartões postais com temas da Pixar. Sim! É uma caixinha muito legal, apenas com cartões postais com temas das animações e projetos da Pixar. Estava navegando na Amazon.com e encontrei essa caixa:

Cartões postais da Pixar

O mais incrível foi o preço da mesma, apenas 12 dólares. Em qualquer estabelecimento comercial aqui no Brasil, uma caixa dessa não sairia por menos de 50 reais ou mais. Bem, você precisa considerar o frete aqui para o Brasil que é de aproximadamente 10 dólares por item. Mas, mesmo assim valeu cada centavo!

Cartões postais da Pixar - Caixa Aberta

Você pode encontrar mais informações sobre essa caixa de cartões da Pixar, nesse endereço.

Para visualizar mais fotos da caixa, assim como do livro Mastering Blender visite o meu Flickr.