Uma das coisas mais importantes para qualquer artista envolvido com a criação de material e imagens voltadas para projetos arquitetônicos, até mesmo para o design de jogos, é a compilação de uma boa biblioteca de objetos. Para conseguir angariar esse biblioteca, podemos proceder de duas maneiras que são a coleta desses objetos em web sites ou outras fontes para armazenar no seu computador, ou então partir para a modelagem mesmo. Sempre que tenho algum tempo disponível para criar modelos 3d de móveis para a minha biblioteca de modelos, acabo criando alguma coisa interessante para futuros projetos.

Para que você veja como é fácil começar esse saudável hábito para qualquer artista 3d, produzi um pequeno tutorial em vídeo mostrando o processo de criação de uma luminária muito usada em projetos de design para interiores. Essa luminária é a Arco, que é uma luminária de piso com um grande arco que aparece em vários projetos e revistas que trabalham com design de interiores.

O vídeo está em formato timelapse com o tempo total de modelagem sendo de aproximadamente 10 minutos, reduzidos para um total de 2 no vídeo.

Como é possível perceber pelo vídeo, o modelo 3d é extremamente simples e a única coisa que deve ser observada para conseguir um bom modelo é a proporção dos objetos. Nesse caso uma imagem como plano de fundo da 3D View ajuda muito. Esse tipo de modelo não precisa estar com grande quantidade de detalhes, pois na maioria das vezes a luminária acaba ficando escondida atrás de outros objetos no cenário.

A renderização no LuxRender foi demasiadamente rápida e serviu apenas para demonstrar a visão final do modelo 3d com um ambiente de estúdio, que é ótimo para testar esse tipo de objeto. Os materiais realistas do LuxRender são ótimos para simular o metal que forma a luminária. Depois de aproximadamente uma hora de renderização, esse é o resultado final do modelo.

blender-3d-arco-luminaria-castiglioni.png

Repare no vídeo que ainda faço alguns ajustes na iluminação, pois adicionei um objeto no local em que ficaria a lâmpada para simular o funcionamento da luminária.

O modelo 3d da luminária Arco, pode ser copiado nesse endereço de maneira gratuita no formato blend que é o arquivo nativo do Blender 3D.