A revista BlenderArt de número 22 está disponível para download e apresenta como tema dessa nova edição “Things that bump out in the night“, que seria algo como “Coisas que surgem da escuridão”. Essa é uma revista gratuita direcionada para artistas 3d que usam o Blender 3D como ferramenta para suas produções. A cada nova edição da revista é escolhido um tema, que aceita contribuições sobre tutoriais e artigos que estejam relacionados ao tema específico. Mesmo sendo uma revista direcionada para usuários do Blender 3D, os artigos e tutoriais envolvem conhecimentos gerais sobre modelagem 3d e computação gráfica, o que faz da revista uma ótima fonte de consulta para usuários de outros softwares.

Para fazer o download da revista BlenderArt 22, visite esse endereço.

blenderart-22-revista-gratuita-computacao-grafica-3d.jpg

Essa edição da revista está um pouco mais curta e não chega a cinqüenta páginas de conteúdo, mas isso não significa que temos menos informação disponível. No total são três tutoriais e alguns artigos que mostram o processo de criação de imagens relacionadas ao tema da revista.

Aqui está uma lista com os tutoriais disponíveis na revista:

  • Animando um cortador de grama: O tutorial ensina a configurar uma animação em que um cortador de grama marca as partículas usadas para representar grama. Vários tutoriais se baseiam no uso de partículas para gerar grama em 3D. Com as orientações desse tutorial, será possível trabalhar com deformações aplicadas nas partículas para simular o efeito em que a grama é podada e cortada para representar formas desenhadas no solo. A mesma técnica se aplica as deformações aplicadas em superfícies de areia por veículos com rodas.
  • Introdução ao editor de nós para texturas: Aqui temos uma excelente introdução a criação e gerenciamento de texturas usando o editor de nós. O recurso foi apresentado e lançado junto com o Blender 3D 2.49 e ainda são poucos os textos que explicam o funcionamento da ferramenta. Se você ainda não tentou usar essa opção por desconhecimento, aqui existe um excelente guia de como usar as texturas.
  • Animando um Tanque d'água: Nesse tutorial é possível acompanhar a criação de uma cena com um tanque de água que despeja uma torrente contínua em um receptáculo bem pequeno. No artigo é usado o simulador de fluidos do Blender 3D para criar o efeito do líquido, assim como o uso de curvas IPO para ajustar a animação do objeto.

Os próximos artigos da revista mostram aspectos da criação de diversas criaturas de fantasia, ligadas ao tema de monstros como é o assunto principal da revista. Para os artistas 3d que usam o Blender e interessados no tema em especial,