A modelagem de personagens em 3d é uma área que envolve um misto de conhecimento técnico e um pouco de arte também, pois envolve a manipulação de dados e estruturas que não podem ser descritas de maneira simples ou geométrica. Na maioria dos casos esse tipo de modelagem só pode ser finalizada de acordo com a sensibilidade e percepção artística do modelador, que em algumas situações usa um desenho conceitual para se guiar, mas sem nenhum tipo de medida. Esse tipo de modelagem é o mais difícil de ensinar, pois depende mais do esforço do aluno que do material de apoio ou orientações do professor. Por mais técnicas que sejam passadas nos exemplos e exercícios, apenas com a prática constante é que um artista pode desenvolver as habilidades necessárias para criar seus próprios personagens.

Uma das melhores maneiras de praticar esse tipo de modelagem orgânica é começar reproduzindo o que outras pessoas fizeram, e isso pode ser feito de maneira bem simples com essa seqüência de vídeos que recomendo nesse artigo. O modelador 3d chamado David Allen Ward, publicou na sua página do Youtube uma série de vídeos que mostra m o processo completo de modelagem de uma personagem no Blender 3D. Os tutoriais estão limitados a 10 minutos aproximadamente cada um, mas como são mais dez partes em vídeo, podemos considerar que temos mais de uma hora de vídeo.

Abaixo um dos vídeos do tutorial:

A série completa de tutoriais de modelagem 3d pode ser assistida na página do autor.

Os tutoriais abrangem a parte mais básica e também aspectos mais avançados de modelagem 3d para personagens. Por exemplo, para as pessoas que já tem alguma experiência no assunto, podem conferir as técnicas para modelar o rosto, em particular às orelhas e também as mãos e pés dos personagens. Como esse tipo de topologia é complexo, sempre é bom conferir os tutoriais para descobrir novas técnicas e truques.

No final da série de vídeos podemos acompanhar partes avançadas, como a adequação de roupas em 3d no personagem com ferramentas um pouco mais complexas do Blender 3D. Os tutoriais são recomendados para usuários iniciantes e experientes do Blender 3D. Mesmo que você não entenda inglês, as imagens e comandos são simples de seguir para quem já conhece o básico de manipulação da interface do Blender 3D.