O uso dos chamados N-Gons pode muitas vezes não significar avanços para as pessoas que não estão acostumadas a passar por problemas, em projetos que envolvem o uso de topologias complexas e que envolvem diversas formas circulares no Blender 3D. Hoje mesmo estava comentando com um dos meus alunos sobre os benefícios dos N-Gons para modelagem desse tipo de projeto, e a pessoa não conseguiu visualizar a vantagem desse tipo de elemento. Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o uso de N-Gons para modelagem de projetos, resolvi fazer uma comparação de elementos criados usando o sistema de modelagem existente no Blender 2.49b e o B-Mesh.

Entre os elementos que demandam mais trabalho para criar estão as aberturas circulares em projetos para arquitetura, principalmente janelas e portas. Qualquer tipo de arco que esteja conectado com outros elementos do modelo 3d. Veja a imagem abaixo para conferir um exemplo de abertura em paredes que usa arcos.

modelagem-3d-arquitetura-ngons-01.jpg

Esse modelo 3d precisa de uma grande quantidade de arestas e vértices para fazer o fechamento do arco e conseguir elaborar um modelo limpo e com boa topologia. A estrutura é esteticamente bem resolvida, mas para chegar nessa configuração é necessário muito trabalho manual.

Um caminho mais curto para conseguir esse tipo de modelo 3d é usar os famigerados Booleans, para remover o volume do objeto em forma de arco da parede. O resultado será um modelo 3d repleto de faces triangulares.

Com o uso do B-Mesh é possível trabalhar com modelos 3d usando quantidades mínimas de arestas, como mostra a imagem abaixo.

modelagem-3d-arquitetura-ngons-02.jpg

modelagem-3d-arquitetura-ngons-03.jpg

Repare que a conexão entre as arestas para fazer o fechamento do arco são bem reduzidas nesse exemplo usando N-Gons. A parte superior do arco apresenta uma face com grande quantidade de lados. Se usarmos a opção Dissolve do B-Mesh é possível até mesmo recorrer aos Booleans para remover as faces desnecessárias do modelo que são criadas com as operações booleanas. Assim criamos o modelo para arquitetura com aberturas em arco e sem bagunçar as arestas do modelo 3d.

modelagem-3d-arquitetura-ngons-04.jpg

Se você quiser testar o B-Mesh, visite o graphicall.org e faça o download de uma versão de testes do B-Mesh já no Blender 2.50.