A criação de materiais superfícies em 3d é um processo que pode ser simples de realizar ou complexo, dependendo da natureza da superfície que estamos tentando representar. Sempre que abordo o assunto “materiais e texturas”, nas minhas aulas sobre sempre me questionam sobre o material mais difícil de criar. A melhor reposta para essa pergunta é: superfícies orgânicas. Basta parar um pouco e observar cascas e o interior de frutas e perceber que nesses objetos temos uma mistura complexa de vários efeitos óticos, que vão da semi-transparência de algumas superfícies até mesmo Subsurface Scattering em vários níveis de difusão da luz. É o tipo de material que realmente pode demandar muita configuração até acertar.

Caso você queira ter uma boa idéia de como criar esse tipo de material em softwares 3d, encontrei nos últimos dias um excelente tutorial em vídeo que mostra como é possível criar o modelo 3d de um morando morango no Modo 401. O objetivo do autor desse tutorial foi a criação do modelo 3d de um morando morango usando apenas as opções de modelagem poligonal do Modo, sem o uso de opções como mapas de displacement ou bump. O modelo 3d criado foi um exercício, que é parte do aprendizado do Modo 401 pelo artista.

MODO 401 Strawberry modelling Tutorial from andy probst on Vimeo.

Na primeira parte do tutorial o autor explica a composição geral da cena e como foi que diversas primitivas geométricas acabaram criando o modelo 3d do morango. Tudo na cena foi derivado de alguma forma de objetos como esferas, cubos ou planos.

A última parte do tutorial é destinada a explicar o procedimento para criar o material da superfície, que usa uma série de configurações e ajustes para conseguir o efeito da casca orgânica. Nesse ponto é inevitável usar gradientes e mapas de displacement para conseguir a irregularidade característica das superfícies orgânicas.

Para os usuários do Modo 401, esse tutorial é uma excelente introdução ao uso do editor de materiais e ferramentas de modelagem poligonal simples. Se você nunca usou o Modo, pode conhecer um pouco mais da sua interface e ferramentas assistindo esse vídeo. A configuração desse tipo de material é mais difícil de transpor para outros softwares 3d, pois é necessário ajustar os valores dos materiais e também da iluminação. Mas, é um desafio bem interessante!