A quantidade de recursos e novidades que estão sendo adicionadas ao Blender 3D 2.50 é impressionante, tanto é que algumas delas podem ficar de fora do lançamento oficial previsto para Outubro. Um desses recursos que está animando muitos usuários, mas ainda não mostrou garantias de que estará presente no 2.50 ou se será aproveitado apenas no 2.51 é o BMesh. O novo sistema de representação de objetos do tipo Mesh está animando muitos usuários, pelas novas opções e a possibilidade de usar N-Gons na modelagem 3d dentro do Blender.

Se você é usuário do Blender 3D hoje, deve saber que ao usar ferramentas que deformam ou cortam os modelos 3d, o modelo pode ganhar algumas arestas extras para conseguir representar objetos apenas usando triângulos e quadrados. Com o BMesh não teremos mais esse tipo de problema.

Um novo recurso foi adicionado no BMesh que vai ajudar ainda mais no trabalho de modelagem 3d que é a possibilidade de bloquear a edição de vértices na 3D View do Blender 3D. Para demonstrar o funcionamento da ferramenta, gravei mais um vídeo de demonstração usando uma versão de testes do Blender 3D 2.50.

O uso da ferramenta é bem simples e consiste no acesso a um menu chamado Pinning que está disponível nas propriedades da 3D View. Podemos trabalhar na modelagem 3d dos objetos e elementos na 3D View normalmente, e quando for necessário proteger algum dos vértices, arestas ou faces de possíveis transformações, basta selecionar os eixos que queremos proteger e acionar a opção Pin. Quando isso é feito, uma linha azul marca os objetos que estão sendo protegidos.

Quando os objetos estão protegidos com a opção Pin, não podemos aplicar nenhum tipo de transformação nos eixos selecionados, o que ajuda bastante na modelagem de projetos mais complexos em que a interface fica poluída com diversos elementos. Antes era necessário acionar teclas de atalho para restringir a transformação em apenas um eixo, mas com o Pin é possível deixar isso ligado de maneira permanente durante a edição. Para desproteger o objeto, selecione os eixos que precisam ser liberados e acione o Unpin no mesmo menu.

Se você quiser testar esse recurso no Blender 3D 2.50, visite o graphicall.org e faça o download de uma versão de testes do Blender 3D para o seu próprio sistema operacional.