Clicky

Indigo Renderer para renderizações realistas no SketchUp e Blender 3D

Compartilhe o artigo!

Já faz quase uma semana que estou avaliando a versão completa do renderizador Indigo, que até pouco tempo atrás era um software distribuído de maneira totalmente gratuita e passou a ser comercializado. A versão completa do Indigo apresenta a vantagem de permitir usar resoluções maiores que 0.7 megapixels e os renders não apresentam nenhum tipo de marca d`água. Como o Indigo é um dos únicos renderizadores comerciais a oferecer suporte oficial ao Blender 3D, essa licença será extremamente útil para desenvolver artigos e materiais que comparem de maneira mais eficiente o rendimento e opções do Indigo com o YafaRay e LuxRender.

Até agora a minha avaliação foi feita com base na quantidade de recursos disponíveis no renderizador, e também a velocidade com que as imagens são geradas. Esse é um ponto crítico em todos os softwares que trabalham com refinamento progressivo como o Indigo. Muitos usuários reclamam e ficam surpresos com a demora em algumas imagens, para que o resultado final seja exibido sem nenhum tipo de defeito. No caso do Indigo, a velocidade na renderização é um dos pontos que mais me chamam a atenção ao comparar com o LuxRender.

Para mostrar o potencial do renderizador resolvi “desenterrar” um antigo projeto que nunca foi concluído e começar a trabalhar na renderização dele. É uma cozinha industrial que comecei a modelar logo depois que aprendi a usar o Blender 3D. Na verdade, era mais um exercício de modelagem 3d que nunca foi concluído, como você pode perceber pela imagem abaixo.

render-indigo-blender3d-maquete-eletronica-01.jpg

Ainda falta adicionar objetos e algumas prateleiras para finalizar o modelo 3d. Como a iluminação desse ambiente é muito difícil de realizar, pois a luz do sol entra pelas aberturas na parte posterior e não há nenhuma luz artificial. Na maior parte do render a iluminação basicamente é indireta. Isso requer muito trabalho do software para gerar a dispersão da luz.

render-indigo-blender3d-maquete-eletronica-02.jpg

Depois de adicionar apenas o ponto de luz representando a luz do sol e configurar as opções do ambiente, adicionando uma Skylight, esse foi o resultado após uma hora de renderização na resolução 1600 x 1600.

render-indigo-blender3d-maquete-eletronica-03.jpg

A imagem ficou razoavelmente boa para um teste de render, e pode ficar muito melhor usando texturas e adicionando outros elementos, como objetos no cenário.

Render test with Blender 3D and Indigo Renderer

O que realmente impressiona nesse exemplo é a velocidade com que a imagem foi ficando limpa e sem o granulado característico dos renderizadores que usam métodos do tipo Unbiased.

O script que exporta as cenas do Blender 3D para o Indigo Renderer está sendo reformulado e deve ser melhorado em breve, como já foi anunciado no blog do Indigo. Esse é o ponto fraco do renderizador, em minha opinião. Os recursos e flexibilidade do LuxBlend são bem melhores que o Blendigo e nisso não há o que comparar. Por exemplo, no Blendigo não podemos sequer visualizar um preview de materiais.

Outro software que pode se beneficiar em muito com o Indigo é o SketchUp, que carece de opções de menor custo e qualidade para renderização. Muitos acabam recorrendo ao V-Ray para esse tipo de trabalho, mas a licença do software acaba sendo um impeditivo.

Aguardem por mais artigos sobre o Indigo Renderer para as próximas semanas. Claro que não deixarei de lado o material sobre YafaRay e LuxRender. Se você está costumado com os artigos aqui no blog, deve saber que me interesso por todos os softwares e renderizadores, independente da plataforma ou sistema.

Se você quiser testar o Indigo Renderer, pode fazer o download de uma versão de testes que funciona por tempo ilimitado, apenas com a restrição no tamanho máximo da imagem e a presença de uma marca d`água na imagem.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Carla Pimentel de Queiroz 16/01/2010 em 11:03 am

    Bom dia Allan!

    Estou engatinhando, na modelagem e renderização. Utilizo o Sketchup para modelar e baixei o Indigo para renderizar, gostaria de saber como faço para inserir iluminação artificial.

    Att.
    Carla P. de Queiroz

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.