A quantidade de usuários que pretende migrar para soluções baseadas apenas no Blender 3D para modelagem e visualização de projetos arquitetônicos é cada vez maior. Os pedidos para criar tutoriais e guias para iniciantes nessa área não param de chegar pelo formulário de contato e outros meios, como nas palestras em que tenho oportunidade de mostrar as aplicações do Blender 3D para arquitetura e visualização de produtos. Essa é uma área que sempre enfatizo muito no Blender, pois é uma das mais rápidas em termos de retorno profissional. Para conseguir retorno financeiro sobre projetos envolvendo animação 3d ou desenvolvimento de jogos, a coisa é bem mais complicada.

Qual o primeiro passo para conseguir trabalhar com visualização de projetos no Blender 3D? A lista de requisitos não é pequena, mas em termos de criação de objetos em 3d a primeira tarefa é aprender o processo de modelagem para paredes. Esse é o elemento fundamental para qualquer projeto.

Para ajudar esses usuários a trabalhar com modelagem de paredes no Blender 3D, que pode ser um desafio e tanto, principalmente se você está acostumado com ferramentas como AutoCAD, resolvi fazer um pequeno guia. As dicas para modelagem com Blender 3D estão organizadas na lista abaixo:

  • Trabalhe apenas com o modo de seleção configurado para arestas (“edges“);
  • Como escala para seus projetos escolha metros. Isso equivale dizer que cada unidade de medida no Blender 3D é equivalente a 1 metro. (1 BU = 1,00 M);
  • O uso da escala em metros é especialmente importante se o objetivo for renderizar o projeto no LuxRender ou Indigo Renderer. Ambos usam essa escala.
  • Use os extrudes restritos em apenas um eixo para criar grandes segmentos de paredes;
  • Para fazer ligações entre arestas, use a opção Connect do Blender que liga duas arestas paralelas ao pressionar e tecla F;
  • Planeje a modelagem de maneira a criar as aberturas para janelas e portas no extrude;
  • Aproveite as ferramentas de Snap do Blender 3D, pressionando a tecla CTRL ao deslocar objetos pela 3D View ou então o Vertex Snap (SHIFT+TAB);
  • Para fazer subdivisões nos planos das paredes, use o Face Loop Cut (CTRL+R);
  • Sempre tente criar arestas que tenham continuidade entre diferentes planos, para ajudar na organização da topologia do modelo 3d.

Como aplicar essas dicas?

Se você nunca teve oportunidade de modelar paredes ou projetos arquitetônicos no Blender 3D, resolvi produzir um pequeno vídeo mostrando o processo e criação desse tipo de material. O vídeo está um pouco acelerado, mas é a aplicação direta dessas dicas listadas acima.

Basta seguir os procedimentos realizados no vídeo e as dicas apresentadas no início do artigo para começar a criar os seus próprios modelos 3d para arquitetura, com estruturas prontas para representar paredes.