No início dessa semana foi publicado um artigo aqui no blog, indicando um plugin que ajudava a criar animações de fragmentação com o 3ds Max, pois esse tipo de animação é uma das mais complicadas de criar sem o uso de ferramentas adicionais. Mesmo sem a existência de plugins ou scripts próprios, ainda podemos usar alguns truques de animação e modelagem para reproduzir efeitos semelhantes em ferramentas como o Blender 3D, que não tem opções próprias para criar efeitos de rachadura e fragmentação. O truque é bem simples e envolve o uso de grupos de vértices e Lattices.

A técnica é bem engenhosa e envolve a elaboração de um plano com algumas características especiais, que está ligado ao Lattice. O vídeo abaixo demonstra o processo completo de configuração do modelo 3d para que a animação possa ser reproduzida.

Animated cracks in Blender from phlopper on Vimeo.

Antes de continuar; o que é um Lattice? Esse é um objeto 3d especial que tem como objetivo ajudar nas deformações de modelos 3d. Em outras ferramentas como o 3ds Max, o Lattice é encontrado na forma de modificadores do tipo FFD que apresenta variações como FFD 2x2x2, FFD 3x3x3 e outros. O Lattice forma uma “gaiola” em que qualquer objeto 3d posicionado no seu interior, deve seguir as deformações aplicadas ao Lattice.

O autor do tutorial cria uma série de arestas e divisões sobre um plano, que será usado para representar a rachadura em animação. Os vértices centrais do plano são associados a um grupo de vértices chamado “Crack”. Esse grupo de vértices será usado depois para separar os elementos que sofrem influência do Lattice. Depois que o objeto 3d está adicionado ao cenário e com os grupos de vértice, é adicionado um Lattice a cena e o mesmo é ligado ao plano com um modificador. No modificador é possível determinar qual é o grupo de vértices que sofre influência do Lattice.

Assim que o Lattice estiver associado ao objeto 3d, basta mover o Lattice na 3D View para que a deformação seja aplicada aos vértices e o efeito de rachadura seja realizada. Com isso, o artista adiciona mais detalhes no modelo 3d, como novas arestas e suavização dos modelos. Assim a rachadura é criada com melhor qualidade.

O truque é simples, mas gera um excelente efeito visual.