A revista BlenderArt acaba de ganhar mais uma edição repleta de tutoriais e artigos voltados para usuários e artistas que usam principalmente o Blender 3D. Digo que é voltada principalmente para esses artistas, mas muito do que é exposto na revista pode ser aproveitado por usuários de outros softwares como o 3ds Max, Maya e outros. Isso se justifica pelo rico embasamento teórico que acompanha a maioria dos artigos e textos publicados na revista, que são parte dos fundamentos de qualquer ferramenta. Por isso, caso você seja usuário de outros softwares o download da BlenderArt 24 também é recomendado.

Essa revista apresenta um tema que contextualiza os tutoriais e artigos para um assunto em especial, sendo que o número 24 tem como tema “Das profundezas”. Isso relaciona os tutoriais com personagens e criaturas marinhas e ambientes aquáticos. Como a reprodução desse tipo de ambiente é muito complicada de executar, pois requer uso de caustics e fog para compor o ambiente, os tutoriais podem ajudar muito a realizar projetos nesse sentido.

revista-blenderart-24-download.jpg

Como é costume, fiz uma pequena lista com os títulos dos artigos e tutoriais:

  • Tutorial sobre como modelar uma baleia estilizada: O artigo mostra como é possível criar um personagem semelhante a uma baleia estilizada, seguindo uma temática cartoon. Esse tutorial é excelente para iniciantes.
  • Tutorial sobre criação de água para a game engine: Esse tutorial é ótimo para criação de água para a game engine, usando blocos de lógica e truques nos materiais.
  • Produzindo o personagem Kaldewei: O artigo mostra o processo de criação de um personagem semelhante a um mostro humanóide.
  • Produzindo uma anêmona: Aqui encontramos um artigo bem interessante que mostra a criação de fauna marinha usando diversas ferramentas do Blender 3D, mais especificamente uma anêmona.
  • Render em rede com o Blender 3D: A renderização em rede pode ser um desafio no Blender 3D e outros softwares, mas com o sistema apresentado nesse artigo as coisas ficam um pouco mais fáceis.
  • Dicas para iluminação em ambientes aquáticos: Qual o segredo para iluminar uma cena aquática? Nesse último artigo da revista, encontramos diversas dicas valiosas de como realizar a configuração desse ambiente.

O arquivo da revista tem aproximadamente 8 MB, sendo recomendado para todos os usuários do Blender 3D.