Clicky

Configuração avançada de personagens no Blender 3D: Material para download

Compartilhe o artigo!

Entre os diversos atrativos da conferência Blender, é que podemos acompanhar algumas apresentações e palestras de artistas renomados demonstrando exemplos e técnicas avançadas para conseguir configurar cenas e animações no Blender. Para a alegria das pessoas que não puderam comparecer nas apresentações, como eu, muito do material usado nas palestras está começando a ser disponibilizado para download pelos próprios palestrantes, como é o caso do artista Jiri Heneberk, que realizou uma palestra com o tema “Configuração avançada de personagens” que evidentemente é o tema traduzido. Como forma de divulgar a sua participação no evento, o artista publicou um link para downlado dos slides usados para a apresentação nesse endereço, assim como os arquivos com personagens e exemplos usados para demonstrar as técnicas abordadas.

O material está disponível tanto em PDF como no formato ODP do Open Office, com um total de 42 slides é o tipo de apresentação que ajuda mesmo sem a presença do palestrante.

configuracao-avancada-personagens-blender-3d.jpg

Essa é a lista de tópicos abordada na apresentação, que conta com arquivos de exemplo com personagens e configurações equivalentes aos tópicos:

  • Princípios da configuração de personagens
  • Configurando personagens com cinemática inversa “elástica”
  • Estruturas baseadas em cinemática direta, com pequenas variações usando cinemática inversa
  • Exemplo de interface para controlar expressões e poses de personagens 3d
  • Animações com bones para deformar modelos 3d
  • Questões sobre o a cópia de rotação de bones

Se você não é usuário do Blender 3D, apenas a primeira parte do material disponibilizado para download já ajuda bastante no aprendizado de conceitos e técnicas necessárias para trabalhar com configuração de personagens. Essa é uma parte extremamente trabalhosa da animação, pois antes mesmo do personagem 3d realizar movimentos ou atuar, a sua estrutura deve possuir características que permitam esse tipo de movimento e deformações.

Durante a palestra o artista faz diversas referências para o projeto Durian e o Blender 3D 2.50 que deve adicionar novas opções e controles para animadores 3d. Mesmo sem revelar muitas coisas, o artista já aponta algumas possíveis direções que o projeto deve tomar para deixar a animação de personagens ainda mais simples de produzir no Blender 3D. Esse é um download mais que recomendado para usuários do Blender 3D, e já estou analisando o material para aproveitar nas minhas aulas e palestras sobre animação 3d com o Blender.

2018-03-20T12:59:19+00:00 By |Animação, Blender 3D|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comments

  1. Mauro Mascate 19/11/2009 em 8:42 am

    Bom dia,

    eu gostava de ter mais informaçoes sobre esse projecto se possivel…

    Adorei o trabalho e dava-me tanto geito aprender a fazer algo parecido.

    O que me levou a contacta-lo foi que estou perante um projecto escolar de final de curso em que utilizo o Blender 3D.

    O site tem muita informação e já me ajudou muitas vezes.

    Aguardo resposta e obrigado pelo seu tempo,
    Mauro Mascate

  2. Jonatas Pedro 03/09/2012 em 6:46 pm

    Olá Allan Brito! Meu nome é Jonatas, tenho 15 anos e estou começando a trabalhar com o Blender. Já tenho as noçoes básicas de modelagem, animaçao e rig. Gostaria muito que voçe fizesse um tutorial sobre camera track no Blender pois me ajudaria muito em meus projetos. Desde já agradeço.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.