A participação em eventos como concursos é uma excelente oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos em alguma área, principalmente voltada para a criação como a computação gráfica 3D. Com o advento e popularização dos softwares especializados em efeitos visuais e físicos, a dificuldade e qualidade dos concursos avança significativamente. Nos fóruns do CG Talk é possível encontrar diversos pequenos concursos para diversas áreas, sendo que uma delas é a de efeitos especiais. A idéia é bem simples, e envolve a criação de efeitos especiais seguindo algumas regras simples e modelos 3d disponibilizados pelos artistas do próprio fórum.

Para os que gostariam de aprender um pouco mais sobre esse tipo de produção em 3d, felizmente alguns dos artistas envolvidos publicam um ótimo “making of” com os passos necessários para criar o material em 3d. Veja esse exemplo de um artista 3d que criou uma cena de inundação com fluidos e outros elementos como partículas, resultando em efeitos relativamente complexos de animação. O resultado final pode ser conferido no vídeo abaixo:

FxWars Lighthouse & the wave Challenge from pixelpro on Vimeo.

Todos os modelos 3d existentes nessa cena podem ser copiados de maneira gratuita nesse endereço no CG Talk, mas apesar de serem gratuitos para download, os modelos não podem ser usados em projetos comerciais e devem ter os créditos associados a cada um dos respectivos autores. Os nomes estão na mesma página de downloads. Os modelos em si estão salvos no formato OBJ que pode ser importado por praticamente qualquer software em 3d, para deixar a participação nos desafios de efeitos mais democrática.

Para criar o vídeo acima foi necessário usar um verdadeiro arsenal de softwares especializados em efeitos:

  • 3ds Max
  • Krakatoa
  • FumeFX
  • VRay
  • After Effects

A parte do 3d e render foi feita no 3ds Max integrando todos os elementos expertos, ficando o fechamento do vídeo e a composição de todas as camadas de render com o After Effects.

O artista que produziu essa animação em particular tem bastante experinência com esse tipo de efeito, para comprovar isso é necessário apenas uma visita a sua página de vídeos no Vimeo.

HD glu3D + Reactor Simulation Integration from pixelpro on Vimeo.

Para tentar fazer algo semelhante é só fazer o download dos modelos 3d. Se você quiser acompanhar outros desafios e mini-concursos visite essa página do CG Talk.