As ferramentas de modelagem 3d de um software são de fundamental importância para que um artista possa trabalhar da melhor maneira possível, oferecendo meios para gerar qualquer topologia em 3d. Uma das ferramentas de modelagem mais interessantes do 3ds max para modelagem com polígonos é o Inset, que permite fazer ao mesmo tempo um extrude do distância igual a zero e uma escala no objeto copiado. O procedimento é muito simples e não requer muito trabalho para conseguir gerar divisões em polígonos 3d, necessárias para gerar objetos complexos. Apesar de ser útil, o Inset é exclusividade para poucos! Sequer o Maya tem uma ferramenta do tipo Inset disponível por padrão, apenas com o uso de scripts em MEL.

Mas, o Blender pode receber uma ferramenta semelhante ao Inset do 3ds max por meio de um Add-on que ainda está em desenvolvimento. O arquivo com o Add-on pode ser copiado nesse endereço nos fóruns Blenderartists.org.

A ferramenta ainda apresenta algumas limitações, como o sistema de representação do Blender que utiliza apenas faces quadradas ou triangulares. Mas, acredito que junto com o B-Mesh e o uso de N-gons a ferramenta tem tudo para se aperfeiçoar e oferecer ainda mais flexibilidade na modelagem.

A instalação do Add-on é simples, e requer apenas que você faça o download do arquivo que está com extensão “.blend” e altere a mesma para ZIP e extraia o conteúdo. Depois de fazer isso, é necessário copiar a pasta para o diretório de Add-ons do Blender, e habilitar a ferramenta.

Com todo o processo realizado, um botão chamado de Inset fica disponível na barra de ferramentas como mostra a imagem abaixo:

inset-tool.jpg

No painel de configuração do Inset é possível controlar a distância com que as cópias dos polígonos são realizadas, e também a altura da cópia caso esse tipo de deslocamento seja necessário. Só para lembrar que o Add-on ainda está em desenvolvimento e precisa de muitas melhorias até que se torne realmente uma opção útil para uso na modelagem 3d com o Blender.

Se você quiser utilizar a ferramenta nos seus projetos, por enquanto o Inset pode funcionar muito bem como um extrude aliado a escala que pode ser aplicado em múltiplas faces de maneira muito rápida, como mostra a imagem que ilustra esse artigo.