O Blender 2.62 já está na sua versão Release Candidate e pode ser copiado por qualquer usuário interessado em testar o que deve vir a ser a próxima versão estável do Blender. Esse é mais um passo nas atualizações do Blender em direção ao projeto Mango, que deve adicionar inúmeras ferramentas e opções ao software para criar e manipular efeitos especiais e tracking de câmera. Mas, quais são as ferramentas e novidades que o Blender 2.62 deve trazer em comparação com o 2.61?

Quem se acostumou com o lançamento da versão 2.61 pode se decepcionar um pouco com o 2.62, pois agora as novidades são bem mais humildes do que o aguardado Blender Cycles, que ganhou uma versão estável na versão 2.61.

O Blender 2.62 apresenta melhorias no Cycles com novas opções como ferramentas para trabalhar com volumetria, e melhorias significativas na área de mapeamento e texturas UV. Outras novidades interessantes em relação ao Blender 2.62 são dois modificadores totalmente novos! Na verdade apenas um deles é novo, que é o modificador Remesh. O outro modificador é o Boolean que sofreu uma grande atualização com algoritmos novos, que devem deixar o uso do Boolean muito mais estável e gerando modelos 3d com menos problemas de topologia. Por isso, é justo dizer que é um novo modificador Boolean para o Blender.

A lista completa de recursos e novidades do Blender 2.62 pode ser conferida nesse endereço. Assim que essa nova versão for lançada, publico um artigo mais detalhado com tutoriais e demonstrações das novidades.

Ainda no assunto Blender, caso você tenha interesse em adicionar o seu nome nos créditos do projeto Mango do Instituto Blender, o prazo para adquirir o DVD do Mango que dá direito a adicionar o seu nome nos créditos está se encerrando! O prazo final é até o dia 15/02, portanto faltam apenas alguns dias.

Se você não faz idéia do que é o projeto Mango e os projetos Open Movie, recomendo assistir ao primeiro episódio do meu videolog, em que descrevo esses projetos e os benefícios que eles acabam trazendo para os usuários e artistas que adotam o Blender.

Para fazer o download da versão RC do Blender 2.62, visite esse endereço. E para aprender mais sobre o Blender, confira os cursos de Blender disponíveis no EAD – Allan Brito.