O Blender Cycles é sem sombra de dúvida uma das melhores adições realizadas ao Blender nos últimos meses, e com o tempo o renderizador deve receber ainda mais recursos para se equiparar em termos de recursos com softwares que estão no mercado já faz mais tempo, e por isso contam com uma gama muito maior de ferramentas e opções. Qual o ponto que devemos destacar do Cycles? Em minha opinião a velocidade é o seu diferencial, principalmente se o Cycles for usado em equipamentos que disponham de uma GPU da NVidia. Quando isso acontece, podemos usar a GPU para acelerar o render e dependendo da sua placa, podem ser até 1000 mil núcleos trabalhando para gerar a sua imagem. Isso sim é velocidade.

Com o tempo podemos encontrar vários usuários e artistas realizando renderizações muito interessantes com o Cycles, como esses experimentos com render para arquitetura no Cycles publicados nos fóruns BlenderArtists.org. Nesse caso, o artista fez testes e renderizações para testar a capacidade do Cycles em iluminar uma cena usando suas ferramentas padrão e depois o artista incrementou o resultado na pós-produção.

Blender-Cycles-Render-Arquitetura.jpg

Mas, para não dizer que isso é apenas arte para ser apreciada, o artista adicionou algumas imagens bem interessantes na descrição do seu método de trabalho, mostrando o posicionamento das luzes com o Cycles para imagens como essa que ilustra esse artigo. Caso você queira conhecer o método de trabalho do artista, e estudar como é possível gerar esse tipo de material, recomendo muito a visita ao link indicado. Nesse caso o segredo para conseguir o efeito de iluminação, é o posicionamento de planos nas aberturas do ambiente com a configuração Emit acionada nos materiais. Isso faz com que a luz entre de maneira efetiva pelas janelas e portas do cenário, ajudando no efeito de iluminação.

Quer aprender a trabalhar com o Blender Cycles? Recomendo uma visita ao curso sobre renderização avançada usando Blender Cycles, para conhecer as ferramentas e opções disponíveis no Cycles e conseguir gerar imagens semelhantes as apresentadas nesse artigo. E no caso da pós-produção das imagens, você pode conferir também o curso sobre composição e efeitos com Blender, para fazer a pós-produção diretamente no Blender!