A produção de um filme ou animação envolve diversos aspectos técnicos e artísticos que muitos de nós acaba deixando passar, pois não são óbvios do ponto de vista de quem não participa do processo criativo. Mas, em várias situações é preciso recorrer a artistas digitais para gerar interfaces de software, gráficos e efeitos futuristas, principalmente quando o tema do projeto é a ficção-científica. Esse é o caso de um filme muito interessante pela estética e efeitos que é o Tron: Legacy. Apesar desse filme não ter feito muito sucesso, eu particularmente gosto muito dele pelo visual e principalmente devido a excelente trilha sonora do Daft Punk.

Mas, o artigo de hoje não é para discutir os méritos cinematográficos ou musicais do filme, e sim sobre a parte de motion graphics! Um dos artistas responsáveis pela criação desses gráficos junto com o estúdio mn8 divulgou vários pequenos trechos de vídeos, que fizeram parte da produção do filme, e o cgrecord compilou a lista no seu web site. O link para assistir aos vídeos sobre o Tron: Legacy é esse! Ficou curioso para saber como são os vídeos? A seguir uma pequena mostra do material, mostrando a cena em que a dupla Daft Punk aparece no filme.

Existem vários pequenos vídeos como esse na coletânea, e mesmo você não sendo fã do filme, recomendo uma visita para conhecer esses pequenos trechos de vídeo que ajudaram na contextualização do mundo e cenários do filme. Essa é uma arte muitas vezes esquecida pelos animadores, mas que desempenha papel fundamental em contextos com o do filme e principalmente no mercado publicitário. O trabalho com motion graphics é uma arte a parte, tanto é que a maioria das grandes produções para o cinema, acaba contratando estúdios especializados apenas para criar vinhetas de abertura e encerramentos para seus filmes, apresentado gráficos mais elaborados.

Aqui no blog já comentei sobre outras produções para o cinema que também usaram de recursos com motion graphics avançados, como foi o caso dos vingadores. E como você pode perceber pelo exemplo desses vídeos de produção do Tron: Legacy o material foi todo produzido em softwares 3D.

tron-motion-graphics