O AutoCAD é um dos softwares de CAD mais difundidos mundialmente devido principalmente a forte associação que todos fazem ao termo CAD com o seu nome, mas também devido ao histórico do software que já está no mercado de desenho assistido por computador desde os já longínquos anos 80. Outro fator que ajuda muito no uso do AutoCAD é a sua adoção em instituições de ensino, em que até mesmo os professores orientam os alunos a procurar por cursos de AutoCAD para seguir em disciplinas de projetos em graduações de arquitetura, engenharia e outras. Isso se deve muito ao fato do software se antigo, e muitos professores simplesmente não querem ter o trabalho de procurar alternativas ao AutoCAD.

Existem sim muitas alternativas ao AutoCAD disponíveis no mercado, algumas delas disponíveis como softwares gratuitos (freeware) ou então por valores bem mais convidativos do que a ferramenta da Autodesk. Mas, a quantidade de usuários de AutoCAD ainda é relativamente alta.

Sempre que tenho a oportunidade de ministrar algum curso presencial de AutoCAD ou disciplina que faz uso do software, percebo que os usuários acabam tendo problemas com uma parte fundamental da interface do software. A janela com a linha de comando do AutoCAD!

Dica AutoCAD - Restaurando a linha de comando

Quem nunca usou o AutoCAD ou softwares de CAD não deve saber muito bem sobre o que estou falando, pois tirando alguns poucos exemplos como o Rhino 3D, a existência de uma linha de comandos é característica marcante dentro da área.

A dificuldade a que me referia em relação aos usuários, é que muitos deles acabam fechando acidentalmente essa janela e em pânico saem do AutoCAD e tentam até mesmo usar subterfúgios para fazer a janela volta. Você acha exagero? Já vi pessoas até mesmo desinstalar o AutoCAD do computador, pois não fazia idéia de como restaurar a linha de comando.

Dica AutoCAD – Restaurando a linha de comando

É por isso que essa dica pode parecer simples para usuários experientes, mas deve ajudar muitos iniciantes no software. O atalho mais rápido para restaurar a linha de comando é a combinação das teclas CTRL+9! Sim, só isso! Agora você já sabe, se fechar a linha de comando do AutoCAD novamente é só usar CTRL+9.

Download gratuito do AutoCAD

Para fazer o download gratuito e legalizado do AutoCAD, recomendo ler as orientações nesse artigo que publiquei algumas semanas atrás aqui no blog.