Download gratuito Autodesk Maya: Personagem para animação

É preciso conhecer a fundo o processo de rigging para ser um bom animador? Esse é o tipo de pergunta que os meus alunos sempre me fazem nas aulas sobre rigging, e a resposta para ela é não. A configuração de um personagem para animação usando os controladores e ajustes de deformação, é algo extremamente trabalhoso e complexo. O conhecimento das ferramentas necessárias para criar um bom rig do zero é bem razoável e acaba sendo desenvolvido ao longo de vários meses de testes e e estudos, algumas vezes envolvendo até mesmo o uso de scripts.

Um bom rig deve possibilitar ao animador criar vários movimentos e ajudar na atribuição de emoções ao personagem. Se o seu objetivo é estudar animação apenas, recomendo começar a manipular um dos vários rigs gratuitos disponíveis na web, como é o caso do Stewart! Esse é um personagem completo disponível para os usuários do Maya que ajuda no início dos estudos sobre animação.

download gratuito Maya

O personagem foi desenvolvido pela escola online de animação Animation Mentor e pode ser copiado de maneira totalmente gratuita diretamente desse endereço. A vantagem no uso do Stewart é que um artista usando o Maya, pode partir diretamente para a criação de animações sem a preocupação de precisar começar a fazer um rig completo.

Se você quiser é possível até mesmo usar o personagem em projetos comerciais, pois a licença de uso do Stewart permite a criação de trabalhos derivados, para isso basta citar a fonte.

A versão do Maya para a qual o personagem está otimizado é a 2013 ou superior, mas você pode tentar sem problemas usar o rig no Maya 2012 e anteriores. O que deve acontecer é que alguns dos controles devem parar de funcionar.

Caso você não seja usuário do Maya, outras opções de rigs gratuitos para outros softwares 3d são os seguintes:

Esses recursos são fundamentais para qualquer artista interessado em começar a trabalhar com animação 3d de personagens, pois evita a necessidade de conhecer o processo de Rigging a fundo. Mas, é sempre bom ter uma base sobre a construção do personagem para ter condições de alterar as configurações do personagem caso seja necessário.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *