Um dos produtos mais interessantes de consultar em termos de arte digital são os inúmeros curtas-metragem produzidos inteiramente em 3d, e que são em diversos aspectos o sonho criativo de diversas pessoas que trabalham com conteúdo digital. Você já teve interesse em criar uma animação? Os artistas da Estónia chamados Aleksei Shulga e Mihhail Kohtov tiveram a idéia de produzir um pequeno curta chamado de Autonomus, e depois de muito esforço e trabalho conseguiram chegar nesse resultado final.

O projeto foi trabalhado ao longo de um período de dois anos segundo os artistas e consumiu muito do tempo livre dos dois. O trabalho ficou dividido entre os dois no que concerne as tarefas comuns em produções como essas que são modelagem, rigging, animação, iluminação e outros pequenos detalhes que são necessários para chegar no resultado final. Quem acompanha o site sabe que o tempo e mão-de-obra necessária para criar animações curtas de até 10 minutos são bem altas. É só comparar com projetos que possuem informações compartilhadas como os Open Movies do Instituto Blender.

A criação de um curta de animação como esses é algo que demanda muito investimento tanto em termos de tempo como financeiro, pois a infra-estrutura necessária para renderizar o projeto como um todo precisa ser organizada e otimizada para atender as demandas da produção. Um curta de animação como esses é o sonho de muitos artistas digitais, e você ter essa mesma aspiração em termos de produção. Se for o seu caso, recomendo começar pelo básico que é a criação de um roteiro que detalhe ao máximo aquilo que será produzido em 3d. A parte da modelagem e animação é geralmente o último estágio do processo.

Produzindo animações em 3d

Você tem interesse em produzir animações 3d? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os cursos que podem ajudar você na criação desse tipo de projeto: