Uma das técnicas de modelagem 3d usadas para criar objetos tridimensionais são as curvas. É com esse tipo de ferramenta que podemos gerar elementos com bordas compostas por curvas de Bézier. As curvas do Blender não são diferentes, mas a forma com que esses objetos são criados não é das mais intuitivas.

A evolução das curvas do Blender é bem mais lenta que outras ferramentas do software. Mas, uma ajuda inesperada pode aparecer de um local inusitado. Você lembra do OpenToolz que é especializado na criação de animação, e que foi lancado com uma nova licença aberta?

Como o OpenToolz foi compartilhado usando uma licença aberta compatível com o Blender, é possível integrar ferramentas entre os softwares. Uma das opções que foi mesclada entre o Blender e o OpenToolz é a possibilidade de desenhar curvas “a mão livre”. E não estou me referindo ao Grease Pencil ou outras ferramentas que façam a conversão de cursos.

A princípio o método de criação dessas curvas envolveria o uso de um Add-on especial. Mas, depois de algumas semanas de desenvolvimento o recurso foi incorporado ao Blender. Agora você tem mais uma opção para criar curvas. O método tradicional pode parecer um pouco “travado”, mas usando o desenho livre será mais rápido criar curvas.

Curvas do Blender

As curvas no Blender são extremamente importantes dentro do contexto da modelagem 3d, pois elas permitem a criação de formas com bordas irregulares que seguem arcos bem definidos. Os alunos do EAD – Allan Brito que participam do curso sobre técnicas de modelagem com Blender conhecem bem o uso de curvas.

Assim que estiverem disponíveis versões experimentais com o novo método de criação das curvas, compartilho com os leitores do blog e alunos do EAD – Allan Brito. É com base nesse tipo de evolução que uma opção aparentemente inerte em atualizações, pode receber novidades interessantes.

Os artistas que precisam fazer modelagem 3d e precisam aproveitar as curvas do Blender agradecem pela atualização!

Fonte: BlenderArtists

Usando as curvas do Blender para modelagem

Ainda não faz idéia de como funcionam as curvas do Blender para modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com modelagem 3d no software, inclusive o de técnicas de modelagem que trata muito bem das curvas: