Na próxima atualização do Blender para a versão 2.79 o software pode receber uma adição no seu sistema de materiais derivada da Disney. Calma, antes que você pense que será adicionado um shader com o nome de Mickey, o novo sistema usa como base a tecnologia chamada microfacet model.
Mas, o que é isso?
Essa tecnologia foi desenovlvida pela Disney para seus projetos internos, sendo publicada em detalhes nesse artigo em PDF. O material com a pesquisa é de código aberto, sendo compatível com a licença do Blender.
Já falei da iniciativa relacionada com o projeto e o eu potencial para ajudar o Blender no ano passado. Agora isso está se transformando em realidade. Veja que nas notas de lançamento do Blender 2.79, que ainda estão sendo criadas, o recurso já aparece na lista do Blender Cycles.
O Disney BSDF é um tipo de material PBR que é compatível com ferramentas como Substance Designer, Unreal Engine e outras. Ao usar esse tipo de informação nos seus projetos com o Cycles você não apenas está adotando uma plataforma de shaders realista, mas também garantindo que outras plataformas façam uso do material.
Será possível começar projetos no Blender e depois adaptar com um mínimo de esforço os materiais em outros softwares.
Entre os tipos de superfícies que o shader suporta estão:
- Diffuse
- Dielectric (metálico)
- Refraction
- SSS
- Sheen
- Clearcoat
É mais uma adição importante para o Cycles que está recebendo muitas melhorias nesses últimos meses. Hoje o software já é uma das principais ferramentas de artistas digitais interessados em criar imagens realistas. Tudo isso, aproveitando a aceleração por GPU em equipamentos compatíveis.
Outra notícia importante para o Cycles é que o suporte para OpenCL foi melhorado de maneira significativa. Parece que as placas da Radeon devem voltar em breve a ser uma opção viável para o Cycles.
Aprenda a usar o Blender Cycles
Quer aprender a usar o Blender Cycles para arquitetura e animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o Cycles: