Clicky

Blender usando tecnologia da Disney no Cycles

Compartilhe o artigo!

Na próxima atualização do Blender para a versão 2.79 o software pode receber uma adição no seu sistema de materiais derivada da Disney. Calma, antes que você pense que será adicionado um shader com o nome de Mickey, o novo sistema usa como base a tecnologia chamada microfacet model.

Mas, o que é isso?

Essa tecnologia foi desenovlvida pela Disney para seus projetos internos, sendo publicada em detalhes nesse artigo em PDF. O material com a pesquisa é de código aberto, sendo compatível com a licença do Blender.

falei da iniciativa relacionada com o projeto e o eu potencial para ajudar o Blender no ano passado. Agora isso está se transformando em realidade. Veja que nas notas de lançamento do Blender 2.79, que ainda estão sendo criadas, o recurso já aparece na lista do Blender Cycles.

O Disney BSDF é um tipo de material PBR que é compatível com ferramentas como Substance Designer, Unreal Engine e outras. Ao usar esse tipo de informação nos seus projetos com o Cycles você não apenas está adotando uma plataforma de shaders realista, mas também garantindo que outras plataformas façam uso do material.

Será possível começar projetos no Blender e depois adaptar com um mínimo de esforço os materiais em outros softwares.

Entre os tipos de superfícies que o shader suporta estão:

  • Diffuse
  • Dielectric (metálico)
  • Refraction
  • SSS
  • Sheen
  • Clearcoat

É mais uma adição importante para o Cycles que está recebendo muitas melhorias nesses últimos meses. Hoje o software já é uma das principais ferramentas de artistas digitais interessados em criar imagens realistas. Tudo isso, aproveitando a aceleração por GPU em equipamentos compatíveis.

Outra notícia importante para o Cycles é que o suporte para OpenCL foi melhorado de maneira significativa. Parece que as placas da Radeon devem voltar em breve a ser uma opção viável para o Cycles.

Aprenda a usar o Blender Cycles

Quer aprender a usar o Blender Cycles para arquitetura e animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o Cycles:

2018-03-20T12:54:10+00:00 By |Blender 3D|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Luciano 24/04/2017 em 3:31 pm

    Ótima notícia, tanto da Disney qto do OpenCL. Seria ótimo colocar mais uma GPU no páreo.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.